No dia 14 de dezembro (quarta-feira), às 19h, no Salão da Comunidade de São Pedro, em Bento Gonçalves/RS, acontece o lançamento do livro “Roteiro Caminhos de Pedra: 30 anos de história”, de autoria do professor e maestro, Geraldo Farina.
Pós-graduado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Farina realizou diversos cursos de Extensão Universitária em Regência Coral em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Além disso, fundou e regeu duas dezenas de coros e grupos musicais. Foi, inclusive, coordenador do Departamento Artístico-Cultural da Associação Caminhos de Pedra no período de 1995 até 2012.
Segundo o autor, o livro narra o longo e difícil itinerário percorrido pelos imigrantes italianos, rodeado de intempéries e perigos, até chegarem na América. Contudo, também relata e celebra a transformação dos 12 km de extensão da Linha Palmeiro em um dos roteiros mais visitados do Sul do Brasil, além de relatar o crescimento dos atrativos que atualmente chegam a 40 pequenos e médios empreendimentos turísticos.
A obra, que conta com apresentação da Presidente da Associação Caminhos de Pedra, Alice Menoncin, é dividida em 10 capítulos, sendo eles: Origens; Travessia; Conquista da Terra e formação de comunidades; Progresso e decadência de uma rodovia; Projeto Caminhos de Pedra; Nasce Associação Caminhos de Pedra; Cultura em Movimento; Talian: Língua Materna dos Caminhos de Pedra; Empreendimentos e empreendedores; e considerações finais.
Concomitantemente ao lançamento do livro, será marcada a abertura do 20º Natale del Gesù Bambin, e o momento contará com as apresentações da Banda Musical São Pedro, da Dança Juvenil Caminhos de Pedra e do Grupo de Cantoria da Família Cantelli.
No dia do evento, os exemplares autografados da obra estarão à venda por R$ 50,00. Posteriormente, os mesmos estarão disponíveis para compra na Casa da Memória Merlin, sede da Associação Caminhos de Pedra.
Fonte: Sene Comunicação
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves