Evento ocorre no dia 1º de agosto, a partir das 14h, no Shopping Bento
As inscrições para a Madrinha da Amamentação se encerraram em 30 de junho e será revelada no dia 1º de agosto durante o 10º Mamaço, a partir das 14h, no Shopping Bento. O concurso teve um total de 47 inscrições e, atualmente, estão sendo realizando os ensaios fotográficos das candidatas na Foto Pavan, parceira do evento juntamente com o Shopping Bento.
Após, serão selecionadas as fotos que integrarão o Facebook oficial da Prefeitura para a votação pública, com previsão de postagem a partir da metade da terceira semana de julho. Os critérios para a avaliação das fotografias serão: representar a técnica correta da amamentação; retratar o vínculo mãe/bebê; e estética da fotografia. A selecionada será a 11ª Madrinha da Amamentação.
Durante a primeira semana de agosto é comemorado a Semana Mundial do Aleitamento Materno. De acordo com a nutricionista Michele Girolometto Fracalossi, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), a data traz uma sensibilização sobre o tema, sendo “o ponto principal a estimulação ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses e continuado até os dois anos. O vínculo mãe/filho é essencial para a saúde de ambos, pois diminui em até 80% as internações hospitalares na Primeira Infância e reduz o risco de câncer de mama”.
O Mamaço tem como objetivos:
I. Aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado;
II. Divulgar a Importância da amamentação através da Linguagem Visual “Fotografias de mães amamentando”;
III. Promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano;
IV. Promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público;
V. Estimular a amamentação.
Desde as questões nutricionais até a imunidade, o aleitamento materno tem função protetiva: auxilia no desenvolvimento cerebral, motor, na respiração e a fala adequada, além de diminuir o risco de apneia do sono na vida adulta.
O 10º Mamaço é realizado pela Secretaria de Saúde, Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM), Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) e o Gabinete da Primeira-dama.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura
PG
Serra Gaúcha ganhará observatório de turismo
RegeneraRS e BRDE lançam programa para acelerar projetos de reconstrução no Rio Grande do Sul
Projeto Memórias Bordadas está com inscrições abertas