Madrinha da amamentação de Bento Gonçalves 2020 é divulgada

A Semana Mundial do Aleitamento Materno encerra nesta sexta-feira, 7, com a divulgação da Madrinha da Amamentação de Bento Gonçalves 2020, que devido à pandemia ocorreu de forma virtual. O anúncio ocorreu em live na página do Facebook da Prefeitura de Bento Gonçalves.

Ao todo, 56 mães participaram da seleção. O título foi concebido a participante a qual a foto recebeu o maior número de reações na página do Facebook da Prefeitura, ressaltando que não foi contabilizado o número de reações em compartilhamentos. Dessa forma, a Madrinha da Amamentação 2020 é Pâmela Zeppi Guarnieri, mãe da Betina de 4 meses.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje para anunciar a Madrinha da Amamentação 2020, que neste ano está diferente, está online. As vantagens da amamentação, tanto para a mãe, tanto para o bebê, são inúmeras. Então, você mãe, que enviou sua foto, que está amamentando, você é uma grande parceira nessa nossa luta em prol do aleitamento materno”, ressaltou a coordenadora do Numesc-BG, Núbia Beche Lopes.

A vencedora será agraciada com um book contendo dez fotos, medindo 15cm X 21cm cada, mais a mídia digital. Para esse book, a ganhadora fará um ensaio fotográfico com maquiagem inclusa. Os agraciamentos serão proporcionados pela empresa Fotos Pavan.

“A importância desse trabalho e desse incentivo contínuo que é realizando durante todo o ano, não somente no mês de agosto, que é realizado nas unidades de saúde, em especial pelo GRAM e pelo Centro Materno Infantil. Temos toda uma rede estruturada para receber as gestantes durante o pré-natal para prepará-las para o aleitamento materno. A amamentação não apenas tem seus benefícios que são cientificamente comprovados, que auxilia no desenvolvimento neurológico e intelectual das crianças, mas do laço de afeto, é um momento especial e único”, salientou a primeira-dama Chyntia Pasin.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GRAM) e do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher e com o Gabinete da Primeira-dama.

“Este programa visa reafirmar a qualidade nutricional e dos benefícios para o desenvolvimento da criança, deste que é o mais rico dos alimentos, que é o leite materno. Muita gente trata isso com muitos preconceitos e isso não pode acontecer. Nossa campanha busca trabalhar em vários pilares para reforçar a importância desse ato de amor. Parabenizo a todas as mamães e seus filhos que participaram desse momento de enobrecimento da vida e engrandecimento de laços. Vocês são grandes exemplos para incentivar e mostrar que é ago lindo, saudável e necessário”, destacou o prefeito Guilherme Pasin.

A Semana Mundial da Amamentação comemorada em Bento Gonçalves desse ano tem como tema “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e busca aumentar a prevalência do Aleitamento Materno Exclusivo e Complementado; divulgar a importância da amamentação, através da Linguagem Visual “Fotografias de mães amamentando”; promover reflexões sobre a amamentação no cotidiano; promover a conscientização do direito da mulher de amamentar em público; e estimular a amamentação.

Agosto dourado

O Agosto Dourado surgiu de forma a conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento para o desenvolvimento sadio de bebês e crianças.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

A cor dourada simboliza que o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura

Foto: Divulgação

error: Conteúdo Protegido