A jovem atleta Júlia Seibert, da equipe Sul Jiu-jítsu de Novo Hamburgo, tornou-se vice-campeã mundial no Campeonato Mundial No Gi, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Esportivo (CBJJE). A competição aconteceu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, no último final de semana. Júlia é contemplada pelo Bolsa-Atleta, programa inédito gerido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) em nível estadual que ajuda a financiar os custos das competições e treinos da atleta.
“Sou muito grata por ser beneficiada pelo Bolsa-Atleta, sei o quanto é importante para os atletas que buscam alcançar novos desafios em todos os esportes. É uma honra poder fazer parte da primeira edição do Bolsa-Atleta RS e ter a oportunidade de representar ainda mais o nosso Estado em grandes competições,” destacou Júlia.
No Gi é a modalidade de jiu-jítsu sem quimono, e Júlia lutou na categoria Extra Pesadíssimo 2. A lutadora de apenas 14 anos é também a atual vice-campeã mundial de jiu-jítsu da mesma federação na modalidade de quimono, além de atual vice-campeã no Abu Dhabi World Pro, maior campeonato de jiu-jítsu do mundo, realizado pela Federação de Jiu-jítsu dos Emirados Árabes, a UAEJJF.
No próximo domingo, dia 09, Júlia inicia a temporada gaúcha, com a primeira etapa em Sapucaia do Sul, na qual ela busca defender seu título de Top Ranking No Gi além de mirar o título de Top Ranking também na modalidade de quimono.
A academia Sul Jiu-Jítsu, de Novo Hamburgo, já tem 30 anos de história e foi recentemente financiada pelo Programa Pró-Esporte-RS, da Secretaria do Esporte e Lazer. Como contrapartida do projeto que levou os atletas da academia a competições internacionais, foi realizado, no final de janeiro, um workshop para 30 crianças e adolescentes acolhidos em abrigos da região.
Saiba mais sobre os programas
O Pró-Esporte RS, coordenado pela SEL, atua por meio de duas ferramentas: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), com incentivo do ICMS a empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado por investimentos de forma direta por parte do Estado, via editais. Desde 2021, o programa passou por um processo de democratização, saindo de 14 para mais de 60 modalidades atendidas, ampliando, assim, sua capilaridade e impacto social.
O ano de 2024 foi histórico para o esporte gaúcho. O governo do Rio Grande do Sul concretizou a inédita versão estadual do Bolsa-Atleta, após projeto elaborado pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e que se tornou lei em 2023. O programa se mostrou um dos mais completos e inclusivos do Brasil. Foram beneficiados 490 esportistas entre atletas e treinadores, com a destinação de 50% das bolsas para a categoria esporte educacional e 25% de bônus sobre os valores estipulados ao paradesporto. O investimento foi de R$ 4,5 milhões por meio do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FEIE).
Fonte e fotos: Reprodução/Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul
PRF auxilia criança que se perdeu dos pais na Freeway
Municípios da região se reúnem na Prefeitura de Caxias em mais uma etapa do estudo do projeto antigranizo
Bento em Vindima: Baile de Máscaras ocorre no próximo sábado