Apesar de não ter sido o quadro ideal, os números da economia apontam para um bom fechamento do ano de 2017 para o comércio gaúcho, segundo análise da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS. A avaliação é baseada em dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e do IBGE. A projeção do PIB 2017 no RS para o comércio é de crescimento de 7,97%. O setor fica abaixo da agricultura que projeta crescimento de 13,24%, mas tem melhor desempenho que a indústria com projeção de crescimento de 1,25%. Apenas o setor de Serviços registra índice negativo de 3,78%. O quadro geral aponta para crescimento de 0.93%.
– No cenário econômico nacional, a maior influência no comércio é a taxa Selic, que tende a continuar em queda moderada. Esse fenômeno é positivo para o aumento do consumo e favorece investimentos no setor. Apesar disso, o alerta é que ainda os juros ao consumidor devem continuar elevados por conta, especialmente, da concentração financeira em cinco bancos que detém conjuntamente cerca de 80% dos ativos financeiros. Também foi importante a retomada dos empregos que deu fôlego aos consumidores – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O aspecto que mais pesa negativamente no crescimento é a carga de impostos elevada que segue sem transformações significativas.
Para o ano de 2018, a abordagem inclui três cenários: um pessimista, um realista e um otimista. No cenário pessimista, a previsão do PIB 2018 para o RS no comércio é de 3%. No quadro realista é de 4,5% e no otimista atinge 7%.
Fonte: Playpress Comunicação
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025
“Novo evento meteorológico mostrou que estamos mais preparados”, afirma Leite