O comércio de Bento Gonçalves aposta no Dia das Mães como oportunidade para impulsionar os negócios e afastar de vez os temores quanto a um 2017 de retração. A segunda melhor data comemorativa para o setor, atrás apenas do Natal, é aguardada com otimismo pelos lojistas: uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves com seus associados revela que 80% dos entrevistados espera crescimento nas vendas.
Os percentuais estimados variam de 6% a 20%. Mesmo quem faz projeções um pouco mais cautelosas prevê negócios pelo menos iguais aos registrados no ano passado – opinião de 18% dos consultados no levantamento.
Assim como nos últimos anos, os itens com valor mais em conta devem ser as opções mais procuradas para presentear as mamães. “Toda a série de eventos políticos e econômicos que ocorreram no país interferiram nos hábitos de consumo do brasileiro, que ficou mais cauteloso. As pessoas estão atentas à realidade do orçamento na hora de presentear, o que aumenta a necessidade de o varejo criar alternativas atrativas e criativas para driblar esse excesso de precaução e conseguir os resultados almejados. Esse é o momento de investir em ações de relacionamento, promoções, mix, vitrine e atendimento para, depois, comemorar as boas vendas”, antecipa o presidente da entidade, Marcos Carbone.
Ações de vendas
Muitos comerciantes já estão iniciando a movimentação em busca desse objetivo: 51% dos entrevistados na pesquisa da CDL pretende ou já tem alguma ação programada para incrementar as vendas. A proprietária da Ventura Modas, Marilene Montagner Dias, por exemplo, investe na consolidação do relacionamento com seu público e receberá as mães para um chá comemorativo na loja. A ideia, que foi sucesso no ano passado, ganha reedição em 2017. “Vamos ter, também, descontos especiais para a data e surpresas para quem prestigiar. O resultado desse tipo de ação é sempre bom”, comenta.
Na Maria Mariá, a proprietária Maria Inês Sgarioni Moro aposta em promoções para tornar o mix ainda mais atrativo entre as opções de presentes: no período do Dia das Mães, o cliente paga duas peças e leva três. “A iniciativa é tradicionalmente bem aceita e muitas pessoas esperam por essa condição para, então, comprar os presentes para as mães. É uma aposta que, somada ao oferecimento de produtos bons, diferenciados e com qualidade, tem gerado resultados positivos, por isso vamos repetir”, destaca.
Nem só o consumidor é alvo das estratégias dos lojistas para incrementar as vendas. A Ponto do Calçado vai promover uma ação interna com as próprias vendedoras, premiando quem se destacar no período.
“Assim todo mundo ganha: a equipe, a loja e o cliente, que será atendido por um profissional motivado. É um estímulo para fazerem o melhor no trabalho com o consumidor, por isso analisamos não apenas o total do faturamento, mas principalmente a qualidade do serviço prestado, a atenção, a dedicação e a presteza do vendedor, entre outros pontos”, explica a gerente Beatriz Palharini Baldassarelli.
Fonte: Exata Comunicação
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