Produção de mudas, escolha de variedades, manejo, pragas e doenças, colheita e pós-colheita dos frutos. Estes são os temas abordados pelo livro “Citricultura no Rio Grande do Sul: Indicações Técnicas”, editado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação em parceria com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Citricultura (Grupex). O Grupo existe desde 1991 e reúne instituições do Estado, como a Secretaria, UFRGS, Embrapa, UCS e Emater, além de associações de produtores. O livro está disponível gratuitamente em formato eletrônico.
O objetivo principal da publicação é a troca de informações entre os diversos elos da cadeia produtiva gaúcha de citros, setor tradicional e de grande importância econômica para regiões como os Vales do Taquari e Caí, além do Alto Uruguai, Fronteira Oeste e Serra, principalmente para a pequena propriedade familiar.
“Foram três anos de compilação de informações, redação, organização e diagramação, com trabalho de mais de 30 autores, contando com 16 capítulos de indicações técnicas para a citricultura do Rio Grande do Sul”, enumera o pesquisador do DDPA/Seapi Caio Efrom, um dos organizadores do livro.
As informações divulgadas pela publicação foram levantadas pelos pesquisadores participantes do grupo de extensão e repassadas aos produtores e extensionistas, que as testaram a campo. “Nosso objetivo foi justamente divulgar e levar ao citricultor gaúcho os resultados do trabalho de anos do Grupex”, destaca Caio.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação
Gastronomia e diversão garantem mais de 5,4 mil pessoas no segundo final de semana do 33º FestiQuejo
Mais duas agroindústrias recebem certificação do Selo Sabor de Bento
Julgamentos na Justiça do Trabalho superaram 4 milhões em 2024