Livro “Caminhos de Pedra – 30 anos de história” e a 20º edição do Natale del Gesú Bambin marcaram o final de ano em São Pedro

Para encerrar 2022, ano que marcou os trinta anos do Roteiro Caminhos de Pedra, na noite de 14 de dezembro, as comunidades de São Pedro, autoridades municipais e simpatizantes da cultura reuniram-se para celebrar o lançamento do livro “Caminhos de Pedra – 30 anos de história”, de autoria do professor e maestro Geraldo Farina, bem como para comemorar o Natale del Gesú Bambin.

A reunião de dois eventos em um único encontro, foi a forma encontrada pela Associação Caminhos de Pedra para alegrar e despertar o sentimento de pertencimento na comunidade, além claro de buscar preservar a cultura e história deixadas pelos antepassados.

O livro de autoria do Professor e Maestro Geraldo Farina, também foi viabilizado pela parceria de trinta empreendedores do Roteiro Caminhos de Pedra que foram nomeados pelo autor no ato da entrega.

Segundo Farina, o livro narra o longo e difícil caminho percorrido pelos imigrantes italianos, rodeado de intempéries e perigos, até chegarem na América. Contudo, também relata e celebra a transformação dos 12 km de extensão da Linha Palmeiro em um dos roteiros mais visitados do Sul do Brasil.

Para dar início à cerimônia, o Padre João Masiero, da Paróquia Santo Antônio, deu a bênção aos presentes. No evento, compuseram a mesa principal, a Presidente da Associação Caminhos de Pedra, Alice Menoncin, o idealizador do Roteiro e vice-presidente da Associação, Tarcísio Vasco Michelon, o Presidente do Conselho Deliberativo e Fiscal, Fabiano de Borba, o secretário de turismo de Bento Gonçalves, Rodrigo Parisotto e o escritor associado, Geraldo Farina. O encontro também recebeu representantes da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves.

Uma tradição mantida no Roteiro Caminhos de Pedra, tanto para reunir as comunidades e todos os presentes, quanto para celebrar o espírito do Nascimento do Menino Jesus, foi o evento Natale del Gesú Bambin, que está na sua 20ª edição.

O momento contou com a encenação de representantes da Associação Anjos Unidos, referente ao Nascimento do Menino Jesus, junto aos pais, José e Maria. Na sequência, aconteceram as apresentações do Grupo de Dança Juvenil Caminhos de Pedra, que teve início em 1995 e que foco em transformar a dança em divertimento e resgatar o folclore.

Por fim, a Banda Musical São Pedro realizou apresentações. Criada em 1913, a banda era o orgulho da comunidade e alegrava festas de padroeiros, atos cívicos, casamentos e reuniões sociais. Por um tempo, a banda foi desativada, sendo reorganizada em 1995, através do Projeto Cultural Caminhos de Pedra.

Os integrantes da Banda Musical São Pedro não são músicos, mas agricultores, industriários e demais profissionais, que estudam música nas horas vagas com o apoio do Maestro e músico profissional Vanderlei Fontanella.

Fonte e foto: Sene Comunica e Marketing Digital

PG

error: Conteúdo Protegido