Desde que o projeto da Editora Olhares “A cidade da Gente”, em curso desde 2015, aportou na Capital do Vinho, movimentou mais de 300 alunos de 8º e 9º anos de quatro educandários incentivando uma acuidade do olhar sobre a cidade. Foram selecionados quatro recortes que abordam questões vinculadas ao patrimônio material, imaterial e ambiental. Com uma metodologia com pesquisas, saídas a campo, memória oral e entrevistas, os trabalhos tiveram um caráter transversal dialogando com os componentes de Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, entre outros.
A EMEM Alfredo Aveline trabalhou com a história da comunidade de São Pedro, Fenavinho e a culinária típica italiana. Debruçados sobre os temas, os mais de 75 estudantes mergulharam em diversas fontes para tecer uma perspectiva contemporânea e inédita para a classe discente: serem coautores de um livro. Na jornada, foi preciso buscar referências, marcos e relatos para compor a tessitura dos assuntos, à luz da contemporaneidade, como palestras com os escritores e pesquisadores Fabiano Mazzoti e Ademir Antônio Bacca, visitação em vinícolas, locações do filme “O Quatrilho”, pessoas referências locais.
No processo investigativo, um misto de autoconhecimentos e de descobertas geracionais que ampliou o repertório cultural dos estudantes, ao mesmo tempo que possibilitou aprofundar as suas origens, como diz a aluna Sophia.
“Foi muito gratificante porque eu consegui explorar as raízes da minha família. Consegui conversar com meus avós sobre os seus passados. Eu descobri como foi difícil a vinda dos italianos para cá, e tudo o que passaram. Isso me conectou mais com a minha família”, enfatiza.
Pertencimento e coletividade se sobressai na produção textual participando na construção de conhecimento (s) e do fortalecimento dos laços de identidade. Trabalhando em duplas ou trios, foram produzidos poemas, crônicas, contos e memórias literárias sobre os costumes e hábitos, com viés histórico e simbólico, tendo como ponto de partida as origens, sendo orientado pelas professoras de Língua Portuguesa e Literatura, Karine Panizzi, e de História, Angélica Perin Casagrande.
“O que deixou eles satisfeitos é poder pesquisar na própria família um assunto que fazia parte da origem deles, trazer para a escola e recriar. Trouxeram fotos, objetos, para introduzir elementos no texto. As descobertas revelaram um mundo que não conheciam e fazem parte da família. Foi como uma espécie de arqueologia, mesmo para aqueles que não são de descendência italiana”, destaca Karine.
Entre as memórias relatadas, está o abate do porco, separar a carne, fazer a banha, o salame (que ficavam pendurados na casa do avô), onde toda a família participava, evocando um fenômeno de cunho plural: social, cultural e nutricional. Do particular para a realidade, os alunos da EMEM Alfredo Aveline são elos do processo histórico do município onde, ao revisitar o passado, trazem novas releituras, novos significados, de forma autêntica e fidedigna.
“Bento Gonçalves – A Cidade da Gente” tem previsão de lançamento em 23 de outubro, durante a programação da 40ª Feira do Livro.
A seguir, seguem dois poemas que vão integrar a publicação.
Tema: Culinária
Alunos: Guilherme Lopes Loro, João Ricardo Somensi, Vitor Gabriel De Oliveira Tonello
O gostoso Grostoli
Grostoli, um prato italiano,
sua massa doce e saborosa
lembra os aconchegantes cafés da tarde da nona,
uma tarde gostosa.
O inverno frio da serra gaúcha
tinha o sabor do açúcar com canela,
sabor que é amado pelas crianças
sabor que traz boas lembranças.
Um alimento que une a família,
no preparo com as mãos enfarinhadas
e na hora da refeição com as mãos meladas,
sempre feito com muito amor.
A receita veio em um momento difícil,
mas hoje em dia nos deixa com coração quentinho,
proporciona momentos deliciosos e alegres,
em forma de doce espalhando carinho.
Tema: Fenavinho
Nomes: Laura Rodrigues Lorenzi e Valentina Rizzardo Martins
Fenavinho a festa do vinho
Na terra da uva, o sonho floresce,
a taça levanta, o coração agradece.
Na produção, tudo é feito com amor e paixão,
Na Fenavinho, a festa é tradição!
Na terra do vinho, o sonho floresce,
uma mordida na uva, o coração aquece.
Bento traz cultura e produção,
Vinho é feito com amor e paixão!
Na terra do amor, o sonho floresce,
Bento Gonçalves é onde a festa cresce.
Na festa do vinho o povo se diverte,
Bento Gonçalves é onde a festa acontece.
Na terra da alegria, o sonho floresce,
O amor se espalha e a cultura enriquece.
A família se junta, a alegria inicia,
Sempre termina com muita alegria!
Novo programa permite que empresas destinem parte do ICMS para o Hospital Tacchini
Com repasses de quase R$ 3,5 milhões, governo oficializa convênios do Avançar Mais no Turismo com nove municípios
Com apoio do governo do Estado, atleta irá descer de skate o prédio do Caff