Livro ‘130+1 – Bento Gonçalves em preto & branco’ é lançado para escolas e patrocinadores

Obra contou com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. Ainda, será lançada oficialmente no dia 10 de outubro, às 10h, na Feira do Livro

Na manhã desta quinta-feira, 7, uma obra histórica feita por diversas mãos e mentes foi lançada. Idealizado pelo fotógrafo, jornalista e produtor cultural Fabiano Mazzotti, o livro “130 + 1 – Bento Gonçalves em preto & branco” é uma carta de amor para Bento Gonçalves: sua história, as pessoas, as paisagens. A começar pelo título que remete aos 130 anos de emancipação política do município, além de estar recheado de poesias.

E são estas e as fotos em preto e branco, de autoria de Mazzotti, que são o roteiro do livro. Já as poesias foram produzidas por 130 alunos de 34 educandários municipais, estaduais e privados, eleitos por concurso para participarem da obra. Foram 3 mil alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de 130 turmas.

Pode-se perceber que o número 130 permeia toda a obra, pois cada turma recebeu uma 130 imagens. O trabalho delas era legendar as respectivas fotos recebidas com um texto de até 130 caracteres. Para eleger os alunos escolhidos das turmas, cada escola montou uma comissão julgadora.

Em seu pronunciamento, Fabiano Mazzotti, cumprimentou a todos os patrocinadores, diretores, professores e, especialmente, para os 130 estudantes que aceitaram participar do projeto: “quero agradecer a todos que aderiram a proposta.  ‘130 +1’ criou uma curiosidade na mente de muitas pessoas, e ela nasceu inicialmente pelo forte apoio dos professores nas escolas. Agradeço aos professores pro ter sido sensíveis na participação do projeto, e parabéns para quem se dedicou, e que fosse possível construir uma obra por muitas mãos”.

O presidente do Centro da Indústria e Comércio (CIC), Rogério Capoani, ressaltou que “hoje Bento Gonçalves está sendo celebrada por mais uma obra do Fabiano Mazzotti, e todos que fazem parte dela, e fica marcado na história de nossa cidade. Como CIC sabemos que tudo se conquistou na cidade é sempre fruto de muitas mãos, mas é preciso ter ideias, a intenção. Eu tive o prazer de ser o primeiro contatado representando essa gigante entidade. Quero enaltecer também as duas secretarias, da Educação e da Cultura. A educação e a cultura é a base de tudo. Parabéns a todos que fizeram parte disso.

A secretária de Educação, Adriane Zorzi, enalteceu a desafio do projeto: “através da fotografia preto e branco, o projeto chegou em nossas escolas. Estamos com alunos de comunidades diferentes, e todos com um mesmo propósito, reunidos por uma obra de arte. Cada uma das fotos trouxe sentimentos e olhares diferentes, coloridos diferentes. Muitos desses alunos não são nascidos em BG, Eles deram uma visão diferente daquela foto, local. Locais que nos fizeram sair da zona de conforto. Vamos sair da zona de conforto e ter um novo olhar para a nossa amada cidade. Ao longo desses anos foram as pessoas responsáveis por fazer Bento ser reconhecida. Todos estão de parabéns”.

O evento marca também a entrega dos livros aos patrocinadores, às escolas e aos 130 estudantes, que ainda ganharão outros presentes: seu nome na capa e um leitor de livros digital Kindle para cada um deles

O lançamento oficial do livro ocorrerá no dia 10 de outubro, um dia antes de o município comemorar 131 anos de emancipação, durante a Feira do Livro de Bento Gonçalves, quando a obra poderá ser adquirida nas barracas das livrarias. Depois, estará disponível na Aquarela, Dom Quixote, APP e Paparazzi, todas em Bento Gonçalves. Também é possível comprar de modo online pelo site https://loja.fabifoto.com.br/. O valor é de R$ 130.

O projeto “130 + 1 – Bento Gonçalves em preto & branco” conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Educação

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Rádio Difusora

(RM)

error: Conteúdo Protegido