Live realizada pelo CIC-BG abordou formas de fomentar a economia com ajuda da internet
Uma mudança na forma de entender o elo que une o consumidor e as lojas locais vem ganhando força: o entendimento de que a internet pode ser, sim, uma aliada para os negócios. É o que mostrou a live realizada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves dia 14 de setembro com o diretor da Centerluz Iluminação e fundador do MercadoDaqui, Giovani Carlet, e o fundador da Tiny Software, Rogério Tessari.
Partindo do dado divulgado por uma pesquisa norte-americana que revela a opção de 87% das pessoas em pesquisar na internet antes de realizar uma compra, ficou fácil entender que a presença digital é essencial para quem deseja ser visto e, consequentemente, conquistar sucesso nos negócios. “A grande virtude da internet é conectar produtos e serviços ao consumidor. Nesse sentido, o comércio vem se reinventando, sendo dinâmico”, comentou Carlet.
Mesmo que o comércio eletrônico tenha sido implantado há mais de 20 anos, é agora que surge com mais intensidade na pauta dos estabelecimentos locais. Esse movimento foi impulsionado pela pandemia, que acelerou a necessidade de coexistência das empresas nos meio on e off line. Diante desse cenário, Carlet idealizou uma plataforma que supre a demanda por um posicionamento virtual: o MercadoDaqui. “A criação dessa ferramenta foi ao encontro do princípio de que é preciso fomentar a economia local. Com o marketplace, o investimento fica aqui, tudo é mais próximo, e isso diminui custos. O MercadoDaqui nasceu para fazer com que o consumidor encontre o produto desejado a partir de uma geolocalização que o favoreça”, pontuou.
A iniciativa é vista como uma excelente alternativa para os lojistas que encontram dificuldades em implantar o próprio e-commerce ou se inserir em um grande marketplace. “Focamos no relacionamento, pois é uma grande vitrine, tanto para lojas maiores quanto para as menores. O lojista que quer estar online tem essa possibilidade, uma plataforma com características comunitárias e diferenciais como rapidez na entrega e segurança na compra”, considera.
Omnichannel em alta
Apesar de parecer complexo a partir de sua nomenclatura, o conceito de omnichannel é fundamental e prático de ser aplicado. Isso porque a ideia sugere o uso de multicanais para se aproximar do público. “Explorar o máximo de canais oferece uma melhor experiência ao consumidor, pois um canal não descarta o outro” comentou Carlet, exemplificando com cases de lojas que oferecem compra na internet e retirada no estabelecimento. “A mudança de mindset é primordial para estar online. Pensar diferente, fora da caixinha: esse é o grande desafio dos lojistas. É algo que precisa do envolvimento da equipe e dos gestores. Precisamos pensar digital”, reforçou.
Compromisso em valorizar os locais
Contribuindo para fomentar a economia local, Carlet anunciou um importante incentivo às empresas de Bento Gonçalves: todos os associados ao CIC-BG que aderirem ao MercadoDaqui no mês de setembro terão a possibilidade de cadastrar produtos na plataforma de forma gratuita até o final do ano – basta acessar o site www.mercadodaqui.com.br. “Nosso intuito é de realmente ajudar o lojista a mudar o pensamento e, consequentemente, melhorar a realidade do comércio local”, enfatizou.
A live, intermediada pelo diretor da área de tecnologia do CIC-BG, CEO e fundador da Tiny Software, Rogério Tessari, pode ser vista na página do Facebook do CIC-BG ou no canal da entidade no Youtube (pelo link https://youtu.be/bfDFffEz-Ec
Fonte: Exata Comunicação
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa