Live “Colorismo no Universo da Beleza Estética Facial” ocorre nesta quinta-feira

Neste sábado, 25, de julho, comemora-se o Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha, bem como, a data é uma homenagem a líder de quilombola do século XVIII Teresa de Banguela.

Alusiva a data, o Movimento Negro Raízes vai realizar uma live sobre o tema “Colorismo no universo da beleza estética facial”, com Suelen Marini e Solana Corrêa, nesta quinta-feira, 23, às 20h. O evento virtual será transmitido via Instagam (@_suelenmarini) e pelo Facebook pela página oficial de Suelen. A retransmissão ocorre pela página oficial do Facebook do Movimento Negro Raízes.

Suelen é maquiadora profissional e designer, residente em Caxias do Sul e atua profissionalmente desde 2014. Com diversos cursos na área como estudos aprofundados de contorno, pele, aplicação de cílios, design de sobrancelhas, Suelen irá discorrer sobre os cuidados com a pele negra, pigmentocracia e maquiagem.

De acordo com Solana Corrêa “falta um mercado inclusivo. Ninguém tem ideia de como é difícil de encontrar uma base formulada para pessoas negras de diferentes tonalidades e fundos de pele. Geralmente, as marcas lançam vários tons para a pele branca e uma ou duas para a pele negra. Como se não existisse uma pluralidade de peles. Também falta-se profissionais que se preocupam com maquiagem e técnicas voltadas para a pela negra”.

Colorismo ou pigmentocracia é um conceito que diz que quanto mais escura a pele da pessoa negra mais dificuldades estruturais ela vai enfrentar. Quanto mais próximo do padrão europeu mais aceitável ela se torna e, conseqüentemente, tem mais acessos.

O secretario de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destaca que “precisamos sempre discutir e combater o preconceito racial todos os dias. É nosso dever lutar por uma realidade mais justa que combata essa desigualdade social”.

Serviço

O que: “Colorismo no universo da beleza estética facial”, com Suelen Marini e Solana Corrêa

Quando: 23 de julho

Horário: 20h

Onde: Instagam (@_suelenmarini) e pelo Facebook pela página oficial de Suelen. A retransmissão ocorre pela página oficial do Facebook do Movimento Negro Raízes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Divulgação/Movimento Negro Raízes

error: Conteúdo Protegido