FCDL-RS observa que a estratégia para reforçar a comercialização de produtos ganha cada vez mais adeptos entre os lojistas do Rio Grande do Sul
O comércio no Rio Grande do Sul e no Brasil está se habituando a utilizar ações estratégicas de vendas além das datas festivas tradicionais. Nos últimos anos, por exemplo, as primeiras semanas de janeiro se caracterizam pelas liquidações promovidas por grande parte dos lojistas, que buscam comercializar produtos em estoque que acabaram não sendo vendidos no Natal. Desta forma, o consumidor aproveita, em diversos itens, descontos que podem chegar a até 50%.
De acordo com levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, a maior parte das promoções se concentra no comércio de artigos de vestuário, especialmente moda praia e primavera-verão; eletroeletrônicos como televisores e celulares; e eletrodomésticos. Como esses produtos são rapidamente substituídos por outros mais atuais, as lojas buscam comercializá-los para aliviar o estoque e, portanto, oferecem descontos atraentes aos consumidores. Não são apenas as grandes redes que realizam liquidações. Também as pequenas lojas começam a realizar campanhas e promoções neste período, viabilizando a renovação dos estoques.
– Mesmo que as vendas do Natal de 2017 possam ser consideradas boas, uma vez que registraram resultado positivo após três anos de queda, os lojistas querem aquecer a comercialização no primeiro bimestre, tradicionalmente um período em que férias e uma série de compromissos que as famílias passam a ter, como IPVA, IPTU e compra de material escolar, fazem os gastos com compras serem reduzidos. Por isso, as promoções são uma estratégia interessante, que ganham cada vez mais adeptos e que acabam trazendo benefícios para os varejistas e para os consumidores – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
Para o presidente da FCDL-RS, os consumidores devem aproveitar as boas oportunidades de compras de forma organizada, sem comprometer a saúde financeira familiar ao longo do ano.
– É preciso agir com sabedoria na hora de comprar. Os lojistas melhoraram o planejamento para promoverem as liquidações, tentando se adequar à nova realidade econômica do país e buscando uma alternativa para superar os dias mais difíceis. No entanto, não adianta vender sem que exista o devido pagamento pelo produto. Os consumidores devem estar conscientes de que possuem condições de pagar pelo que compram, sem apelar para custos financeiros absurdamente altos e não entrarem em situação de inadimplência – ressalta Vitor Augusto Koch.
A estimativa da FCDL-RS aponta que as vendas em janeiro das lojas que adotarem a estratégica de liquidação podem crescer em até 15% na comparação com o mesmo período de 2017.
Fonte: FCDL-RS
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor