Série de dez concertos gratuitos circula por cidades gaúchas
Um dos gêneros musicais brasileiros mais populares, a Bossa Nova é foco do novo projeto do Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC em parceria com a UCS Orquestra, o Bossa Nova no RS. Durante o mês de março, a formação realizará dez concertos gratuitos nas cidades onde a Universidade de Caxias do Sul possui campus como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Prata, Flores da Cunha, Farroupilha, Guaporé, Torres, São Sebastião do Caí e Vacaria. A série de concertos começa dia 02 de março, às 19h30min, no Clube Independente de Flores da Cunha e segue até dia 30, quando será realizada a última apresentação às 20h no Auditório da UCS Região das Hortênsias, em Canela (calendário completo no final do release).
Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, os concertos terão como tema principal o movimento da Bossa Nova, tendo uma seleção de músicas com enfoque histórico e uma amostragem dos diversos períodos e estilos que estão contidos dentro do gênero. Arranjos escritos especialmente para a formação da UCS Orquestra pelo músico Pedrinho Figueiredo, que também é solista nas apresentações, serão intercalados com textos que ilustrarão os diversos pontos de conexão da Bossa Nova com o Rio Grande do Sul.
O repertório selecionado para os concertos contempla quinze composições que fazem parte da história da Música Popular Brasileira, em especial do movimento da Bossa Nova. O programa inclui clássicos assinados por Tom Jobim como “Samba do Avião”, “Águas de Março”, “Triste” e “Wave”, esta em parceria com Vinícius de Moraes. Dessa mesma dupla de compositores o repertório inclui ainda “Chega de Saudade”, “Garota de Ipanema” e “Outra Vez” (repertório completo abaixo).
“O projeto Bossa Nova no RS foi um projeto idealizado pelo músico Pedrinho Figueiredo. Pedrinho é um virtuose e especialista na música popular brasileira. Desde que o ouvi pela primeira vez tocando com grandes artistas como Renato Borghetti e Daniel Sá tive o desejo de fazer música com ele. Há alguns anos atrás Pedrinho propôs que fizéssemos um espetáculo apresentando grandes sucessos da Bossa Nova numa releitura instrumental e fiquei muito empolgado com a possibilidade desta realização. Para esse espetáculo selecionamos 15 músicas as quais foram cuidadosamente arranjadas para sax ou flauta solo e um grupo de 14 músicos formado por cordas, sopros, violão e bateria. Com destaque nas obras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes É com grande alegria que convido a todos para assistirem esse espetáculo”, diz o maestro Manfredo Schmiedt.
Além de oferecer música de qualidade, fomentando a construção de repertório e o gosto do público, seja de estudantes ou das comunidades onde a universidade está inserida, o projeto também se propõe a aproximar as plateias à sonoridade da música de concerto, reafirmando a vocação da UCS Orquestra com seus diferentes formatos de apresentação, desde óperas tradicionais a concertos populares baseados no repertório do samba e do rock, dentre outros.
As apresentações estarão cercadas de cuidados com a infraestrutura e a acessibilidade. Nos locais de apresentação serão disponibilizados recursos e espaços especiais para cadeirantes, com atenção especial também para deficientes físicos, auditivos e visuais. Intérpretes de libras participarão dos concertos, atendendo a este público específico. Contrapartidas sociais como palestras sobre a cultura no Brasil, o histórico da Orquestra, sua formação e repertórios também integram as ações do Bossa Nova no RS.
O projeto é realizado com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio de Baw Brasil – Indústria e Comercio Ltda., Braslux Indústria de Auto Peças Ltda., Empresas Randon / Instituto Elizabetha Randon, HD Parts, Ilumatic S/A Iluminação e Eletrometalúrgica, IMD Comércio de Móveis Ltda., Intral S/A Indústria de Materiais Elétricos, Supermercados Andreazza Ltda., Mebrafe Instalações e Equipamentos Frigoríficos Ltda., Multiflon Revestimentos Antiaderentes Ltda., Nutrire Indústria de Alimentos Ltda., PCP Produtos Siderúrgicos Ltda., Prado Distribuidor Logístico Ltda., Suplay Componentes e Suprimento Ltda., Tondo S/A, e Unylaser Indústria Metalúrgica Ltda. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC.
Bossa Nova no RS – Calendário das apresentações:
- 02 de março – Quinta-feira – Flores da Cunha
Hora: 19h30
Local: Clube Independente – Flores da Cunha
- 04 de março – Sábado – Bento Gonçalves
Hora: 16h30
Local: Auditório do Bloco B – Campus da UCS Bento Gonçalves
- 05 de março – Domingo – Caxias do Sul
Hora: 15 horas
Local: Estacionamento do CETEL UCS Caxias do Sul
- 09 de março – Quinta-feira – Farroupilha
Hora: 20 horas
Local: Auditório Raul Bampi – Campus da UCS Farroupilha
- 12 de março – Domingo – São Sebastião do Caí
Hora: 18 horas
Local: Centro de Cultura
- 16 de março – Quinta-feira – Torres
Hora: 19h30
Local: SAPT – Sociedade Amigos da Praia de Torres
- 19 de março – Domingo – Vacaria
Hora: 18 horas
Local: Auditório da Casa do Povo
- 23 de março – Quinta-feira – Nova Prata
Hora: 19 horas
Local: Auditório do Centro Empresarial Vicencio Paludo
- 27 de março – Segunda-feira – Guaporé
Hora: 20 horas
Local: Local: Auditório do Campus Universitário de Guaporé – RS 129, Km 119, Distrito de Colombo, Guaporé, RS
- 30 de março – Quinta-Feira – Canela
Hora: 20 horas
Local: Auditório da UCS Região das Hortênsias
Bossa Nova no RS – Programa:
1 – O Morro Não Tem Vez (Marcus Moraes e Tom Jobim) e A Felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
2 – Outra Vez (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
3 – Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
4 – Água de Beber (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
5 – Corcovado (Tom Jobim), Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
6 – Passarim (Tom Jobim)
7- Batida Diferente (Durval Ferreira e Maurício Einhorn)
8 – Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
9 – Samba do Avião (Tom Jobim)
10 – Águas de Março (Tom Jobim)
11 – Triste (Tom Jobim)
12 – Wave (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
13 – Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck)
Fonte: Carlinhos Santos
Foto: Pedro Giles
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa