O ‘Outubro Rosa’ é uma campanha de conscientização que apresenta resultados efetivos no combate ao câncer de mama. Essa premissa é comprovada até mesmo cientificamente. De acordo com um artigo brasileiro publicado na conceituada revista Public Health in Practice, em setembro desse ano, a campanha promove aumento de 39% na busca por mamografias em outubro e nos meses imediatamente seguintes. Esse estudo revela, acima de tudo, a importância dos esforços dedicados no período para incentivar a prevenção e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis – missão encabeçada por entidades como a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves.
“O Outubro Rosa é uma campanha extremamente valorosa para a entidade. Embora saibamos que é imprescindível que os cuidados com a saúde sejam observados nos 12 meses, é nesse período que o nosso trabalho é potencializado por ações de sensibilização das pessoas sobre o primeiro passo na luta contra o câncer, que é cuidar da saúde de forma permanente e precoce: manter a rotina de exames em dia, procurar sempre acompanhamento médico e adotar estilos de vida saudável. São esforços que, somados, fazem a diferença e salvam vidas”, reforça a presidente da entidade, Maria Luca Gava Severa.
Para renovar esse compromisso anual, a instituição faz um grande movimento educativo ao longo do mês, transmitindo informações e sensibilizando a comunidade para a causa. Nos casos em que a doença é diagnosticada, inicia o trabalho assistencial, prestando diversos serviços aos pacientes e familiares – desde encaminhamento médico, com auxílio no acesso a medicamentos, até a recolocação no mercado de trabalho, quando a luta contra o câncer é vencida.
“Nossa estrutura, agora remodelada para oferecer ainda mais apoio aos pacientes e familiares, está disponível o ano inteiro graças ao comprometimento de nossos voluntários e das doações recebidas. É um trabalho feito com muito amor, que se intensifica no mês de outubro pela representatividade dessa importante campanha”, enfatiza Maria Lúcia.
As ações temáticas do ‘Outubro Rosa’ abrangem palestras educativas nas empresas, distribuição de material informativo e, ainda, movimentos de conscientização coletiva. Um deles são as camisetas e guarda-chuvas (com proteção solar), temáticos em alusão à data – convidando a população a externar seu comprometimento com a causa e, ainda, investir em seu bem-estar e autocuidado. Os itens estão disponíveis na sede entidade.
O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma, e corresponde a 28% dos novos casos de câncer. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou 2,1 milhões de novos diagnósticos e 627 mil mortes em decorrência da doença no mundo. No Brasil, foram previstos 59,7 mil novos casos da doença, que é a primeira causa de mortalidade por câncer em mulheres.
Conheça um pouco mais sobre o trabalho da entidade
Essa teia social e solidária vem sendo tecida pela Liga há 45 anos e, hoje, se consolida como referência no amparo a pacientes acometidos pelo câncer e seus familiares. A entidade presta auxílio à pacientes acometidos pelo câncer disponibilizando medicamentos, exames de diagnóstico e de acompanhamento e apoio psicológico (extensivo aos familiares), nutricional, fisioterapêutico, fonoaudiológico e médico em todas as áreas. Em sua sede, a Liga conta com serviço de assistência jurídica, banco de perucas (formado com doações de voluntários) e oferta de hospedagem para quem está em tratamento oncológico na cidade.
Além disso, a Liga procura manter uma agenda ativa de visitas hospitalares e domiciliares, ajudar com passagens, gasolina e acessórios e auxiliar na compra de suplementos alimentares e cestas básicas. Outra frente importante é o zelo pelo contexto familiar. Doação de roupas, brinquedos, fraldas e soutiens especiais, oferta de artesanato e terapia ocupacional na sede da entidade e todo o auxílio psicológico e estrutural necessário para a família envolvida são atividades vistas com muito carinho pelo grupo de voluntários. Também são diversas as iniciativas encapadas para conscientização da comunidade acerca da importância da prevenção e do diagnóstico precoce de todos os tipos de câncer, além do Outubro Rosa.
Para saber mais sobre o trabalho da Liga de Combate ao Câncer e como receber apoio em caso de necessidade, é possível acessar o site www.ligaccbg.com.br ou visitar a sede unificada da entidade, na Rua Ramiro Barcelos, número 580, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini. O telefone é (54) 3451-4233.
Fonte: Exata Comunicação
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves