Liga de Combate ao Câncer de Bento apresenta seu trabalho em encontro nacional

Quando um trabalho é realizado de forma série, ética e, principalmente, comprometida, o resultado é inquestionável e aparece, também, na forma de reconhecimento. Com quase 40 anos focados no assistencialismo, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves foi convidada a apresentar seu case no 11º Congresso Nacional da Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizado em Recife, no estado de Pernambuco, entre os dias 16 e 18 de novembro. Na oportunidade, cerca de mil voluntárias de diversas partes do Brasil puderam conhecer, os trabalhos desenvolvidos pela entidade, apresentados pela presidente, Maria Lúcia Gava Severa, acompanhada da representante da Liga Jovem, Jéssica de Souza.

Um dos destaques compartilhados com o público do Congresso foram os projetos coordenados pela Liga, sua estrutura e rede de apoiadores. Outro ponto que rendeu elogios foi a forma de gestão em vigência na entidade, procurando combinar eficiência administrativa e profissionalismo nos atendimentos, sem descuidar do carinho e atenção que acompanham o voluntariado.

“O que a Liga de Bento Gonçalves levou na bagagem para Recife é o exemplo de um grupo sempre empenhado em abraçar a causa junto aos pacientes, aos familiares e à comunidade, com ações permanentes de prevenção e informação sobre o câncer. Acima de tudo, termos um case emocionante de compromisso com o próximo, num desejo genuíno de ajudar quem está passando por momentos delicados que nos motiva a superar qualquer dificuldade e encontrar formas de fazer mais e melhor”, conta Maria Lúcia Gava Severa.

A entidade mantém parcerias que se unem a profissionais de diversas áreas. Nesse aspecto, o atendimento se destaca não apenas pela qualidade, mas também pela continuidade, garantindo um acompanhamento adequado. O resultado dessa atenção não poderia ser outro: o necessário cuidado técnico alia-se ao carinho e respeito por quem encara a batalha diária de superar a doença. “É justamente esse comprometimento de tantas pessoas especiais que nos permite oferecer um trabalho eficiente e, sobretudo, humanizado. Todos aqui acreditam, lutam e valorizam a causa, por isso temos tanto sucesso em nossas iniciativas. Tivemos uma grande oportunidade de mostrar todas as atividades promovidas em nossa cidade e, ao mesmo tempo, aprender muito com a troca de experiências. Parabenizo a presidente nacional, Aglaê Nazário de Oliveira, pela organização deste evento e, principalmente, pela acolhida com que sempre somos recebidas”, acrescenta a presidente.

Casa de Apoio é destaque

Durante o Congresso Nacional, um dos projetos que mais ganharam destaque foi a Casa de Apoio mantida pela Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. A estrutura, localizada na área central – ao lado do Hospital Tacchini, é referência regional em oncologia pelo SUS – acolhe os pacientes que se deslocam de outras cidades para sessões de radioterapia e quimioterapia. Dessa forma, eles evitam as repetidas viagens e o desgaste que pode contribuir para agravar o quadro de saúde.

Em seus três andares, a Casa tem 14 leitos, além de três sanitários e espaços como sala de jogos e leitura, rouparia, área de serviço, sala de estar-jantar, escritório, recepção, copa, cozinha, terraço e jardim. Quatro colaboradoras e voluntárias da Liga se revezam para receber e dar suporte aos hóspedes. Enquanto estiverem realizando o tratamento, eles podem permanecer por tempo indeterminado no local, sem qualquer custo. Os pacientes ainda contam com café da manhã, lanche e jantar, além de atividades de interação. Fruto de um grande envolvimento de empresas e profissionais, a Casa de Apoio funciona 24 horas por dia, engrandecendo ainda mais a dedicação de todos que se empenharam para vê-la de portas abertas. Os interessados em utilizar as dependências, localizadas na rua Ramiro Barcelos, 580, no Centro, podem entrar em contato com a Liga pelo telefone (54) 3451.4233 ou diretamente na sede da entidade, na rua Paraná, 31.

Fonte: Exata comunicação

error: Conteúdo Protegido