O prefeito Guilherme Pasin, o vice-prefeito Aido José Bertuol e o secretário do Governo e de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, estiveram reunidos, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 28, com o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein, a fim de debater sobre as alterações no Decreto que regulamenta o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Na oportunidade, foi entregue um ofício constando as principais demandas de Bento Gonçalves.
A reunião atende a um pedido dos produtores rurais do Município, que estiveram reunidos com o Prefeito nesta semana. Entre as demandas, a principal reivindicação foi a exclusão da necessidade de o estabelecimento indicado possuir certificado de inclusão do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), devido aos prejuízos econômicos que seriam causadas aos municípios e aos empreendedores se o quesito passasse a ser uma obrigatoriedade.
Para o Prefeito Guilherme Pasin “ao aderir ao SUSAF, o estabelecimento está contribuindo para o desenvolvimento do Município. Com o selo a empresa cresce, aumenta o número de empregos, há geração de renda e o produto passa a ser conhecido em todo Estado. Precisamos da atenção da Secretaria para que o pedido dos produtores seja concretizado”, disse.
Conforme levantamento realizado no site da Seapi, constam 25 municípios aderidos ao Susaf, com o total de 123 empreendimentos cadastrados e outros 51 indicados ao Susaf. Destes, apenas 15 são oriundos da agricultura familiar e se enquadram no PEAF.
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor