O DetranRS alerta os proprietários de veículos com placas final 4, 5 e 6 para o vencimento do licenciamento neste mês de maio. O documento 2019 passa a ser exigido para esses veículos a partir de 1º de junho.
O proprietário deve quitar, além do IPVA, o seguro obrigatório (Dpvat), a taxa de expedição do CRLV (Certificado de Registro e de Licenciamento do Veículo) e multas vencidas, se houver.
Caso tenha pago o IPVA e ainda não tenha recebido o documento, o proprietário deve primeiramente verificar no DetranRS se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente.
É possível consultar a situação do veículo e do envio do documento no site do DetranRS, no link IPVA e Licenciamento 2019. É preciso informar a placa e o Renavam.
Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos tenha vencido em abril, a validade do licenciamento 2018 varia conforme o número final da placa.
– Para as placas final 1, 2 e 3, o prazo expirou em 30 de abril e o documento de 2019 já é obrigatório.
– Os veículos de final 7 e 8 têm prazo até 30 de junho.
– E para as placas de final 9 e 0, até 31 de julho.
O DetranRS alerta, ainda, que dirigir veículo com licenciamento vencido é infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH, além de remoção do veículo a depósito, até a regularização.
Para mais informações e dúvidas, o contato pode ser por meio do Fale Conosco ou do Disque DetranRS: 0800 905 5555.
Aviso pelo celular
O proprietário de veículo pode ser avisado por e-mail ou mensagem de celular quando o documento for emitido. Basta se cadastrar na Central de Serviços do DetranRS. O cadastro é feito pelo site do DetranRS ou baixando o aplicativo na App Store e Google Play.
Texto: Letícia Sielecki / Ascom DetranRS
Assembleia presta homenagem aos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul
BRDE quer ampliar parcerias em projetos de transição energética na Fiema Brasil 2025
Pouca chuva e temperaturas baixas marcaram o mês de abril