Após dias de ritmo intenso de trabalhos, o tráfego foi retomado nesta sexta-feira (23), na ERS-030, em Caraá, no Litoral Norte, após a construção de um desvio emergencial ao lado da ponte derrubada pelas chuvas. A localidade foi uma das mais afetadas pelo ciclone que atingiu várias regiões do Estado na última semana.
Quinze caminhões e trabalhadores foram mobilizados pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Logística e Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que trabalharam ininterruptamente na construção da passagem emergencial. Temporariamente, apenas caminhões de pequeno e médio porte e um veículo de passeio por vez passam pelo desvio. Os trabalhos serão finalizados na semana que vem, se as condições climáticas permitirem, conforme o Daer, com a pavimentação do trecho.
“É uma passagem segura, que devolve o acesso para os moradores do Caraá. É importante destacar que as pessoas que trafegam pela região tenham cuidado e cautela, respeitando os limites de velocidade”, destaca o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costela, que vistoriou o local em três oportunidades.
Com isso, veículos e pedestres têm um caminho alternativo para chegar ou sair da cidade, já que a ponte destruída era o único acesso asfáltico à localidade. O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, esteve durante o dia no local em que foi construído o desvio, conferindo o resultado da ação emergencial.
“As equipes terceirizadas trabalharam intensamente desde segunda-feira para que fosse possível liberar o tráfego em tempo recorde para a comunidade, que precisa tanto deste desvio”, afirmou Faustino.
Nova estrutura
A estrutura nova consiste em um aterro com pedras de grande diâmetro colocadas no leito do rio, juntamente com uma tubulação, para permitir a passagem da água. Nesta semana, a preocupação foi trabalhar na base da estrutura. Na próxima semana, continua o trabalho para a pavimentação do novo caminho. Com essa solução emergencial, começa a ser retomada a circulação de veículos, pessoas e materiais necessários à normalização da rotina da comunidade, até que a construção de uma nova ponte, ao lado do desvio, substitua a estrutura que caiu.
O Daer também está construindo uma passagem molhada na ERS-494, em Três Cachoeiras, na ERS-494, localidade de Morro Azul, distante 80 quilômetros de Caraá. A expectativa é que a obra seja concluída na próxima semana, se as condições climáticas permitirem. Faustino esclarece, ainda, que a autarquia está realizando estudos para viabilizar a construção das novas pontes o mais breve possível. Também esteve no local acompanhando os trabalhos o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Daer, Richard Polo.
Foto: Ascom / Daer
Fonte: Daer / Imprensa
PG
➡️ Homem more em acidente no interior de Veranópolis
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM COM MACONHA, EM GUAPORÉ