O governador Eduardo Leite foi até o município de Muçum, nesta quinta-feira (7/9), para verificar os efeitos da enchente que atingiu o município nesta semana. Acompanhado pelo coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Luciano Boeira, e pelo namorado, Thalis Bolzan, Leite se reuniu com o prefeito Mateus Trojan e percorreu ruas da cidade. O governador repetiu o que havia dito em Roca Sales na quarta-feira (6/9) e garantiu que não faltará trabalho para recuperar o município.
“Não faltarão recursos, nem financeiros e nem humanos, para a reconstrução dos municípios do Vale do Taquari. O governo está totalmente mobilizado nesse processo de recuperação das cidades e de auxílio a quem teve perdas humanas e materiais. Nós vamos colocar essa cidade em pé muito antes do que as pessoas imaginam”, afirmou Leite.

O governador informou ao prefeito a liberação de R$ 1,5 milhão em horas-máquina para auxiliar no trabalho de reconstrução, tanto em Muçum quanto em Roca Sales. Também reforçou o apelo para que apenas quem mora na cidade ou está envolvido nos reparos vá ao município.

“A solidariedade do povo gaúcho é enorme e a gente vê isso todos os dias. Há um movimento muito forte de auxílio e apoio ao Vale do Taquari, mas pedimos que as pessoas interessadas em fazer doações concentrem a entrega desses materiais nos pontos de coleta. As cidades atingidas pela enchente estão em uma situação de calamidade, e o aumento da circulação de pessoas prejudica a reconstrução”, explicou.
Neste momento, a Defesa Civil Estadual pede que as doações se concentrem em colchões e itens para limpeza dos locais afetados pela enchente.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom
Fotos: Maurício Tonetto/Secom
Estado discute centro de referência em políticas públicas para redução de riscos de desastres
Estado lança Campanha do Agasalho Aquece RS, com foco em arrecadação de cobertores, roupas de cama e toalhas de banho
Casa das Artes sedia exposição “As Cores do Meu Trabalho”, de Alex Nuñes