O governador Eduardo Leite recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um almoço no Palácio Piratini no início da tarde desta sexta-feira, dia 30 de junho. O encontro ocorreu depois de uma cerimônia de entrega de moradias em Viamão, na Região Metropolitana. O governador estava acompanhado de seu namorado, Thalis Bolzan, e o presidente, de sua esposa, Janja Lula da Silva.
No almoço, reservado para um pequeno grupo, estavam presentes ex-governadores, ministros e autoridades do Rio Grande do Sul.
A primeira comitiva a chegar ao Palácio Piratini foi a da primeira-dama. Thalis fez a recepção e apresentou para ela as instalações da sede do governo gaúcho.
Logo em seguida, chegaram para um almoço privativo as comitivas do governador e do presidente. O prato servido foi feijoada, e na sobremesa ofereceram sagu e doces de Pelotas.
Leite agradeceu a presença federal, enalteceu a importância da parceria do Estado com a União e elencou demandas importantes do Rio Grande do Sul em relação ao governo federal. Também destacou o esforço em colocar as contas do Estado em ordem, mas apontou a necessidade de haver apoio por parte da administração federal.
“O Estado é muito limitado em sua capacidade de investimento. Se fizermos comparação com outros estados de mesmo porte, de PIB e orçamento semelhantes, mostramos que eles não têm, como o Rio Grande do Sul, problemas causados pela situação previdenciária e pela dívida com a União que limitam a nossa capacidade de investimento. É muito importante que a União tenha um olhar mais atento e cuidadoso com a situação do Rio Grande do Sul”, alegou o governador.
Leite revelou que Lula foi muito receptivo ao relato sobre a situação do Estado e que o presidente pedirá uma atenção especial dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para o Rio Grande do Sul.
O governador e o presidente trataram da estiagem que atingiu o Estado, de projetos de irrigação para a agricultura gaúcha, do projeto do gasoduto de Vaca Muerta, na Argentina (que pode ter como porta de entrada para o Brasil o município de Uruguaiana) e outros temas prioritários, como os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Participantes do almoço
- Governador Eduardo Leite
- Thalis Bolzan
- Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva
- Janja Lula da Silva
- Ministro da Educação, Camilo Santana
- Ministra da Saúde, Nísia Trindade
- Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos
- Ministro das Cidades, Jader Filho
- Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta
- Vice-governador Gabriel Souza
- Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin
- Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira
- Ex-governador Ranolfo Vieira Júnior
- Ex-governador Tarso Genro
- Ex-governador Germano Rigotto
- Ex-governador Olívio Dutra
- Ex-governador Jair Soares
- Líder da Bancada Gaúcha no Congresso, deputado federal Carlos Gomes
- Vice-presidente de Habitação da Caixa, Inês Magalhães
- Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos
- Deputado estadual e líder do Governo, Frederico Antunes
Texto: Leandro Belles/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor