O governador Eduardo Leite participou como painelista da CEO Conference do banco BTG Pactual, nesta quarta-feira (15/2), para falar sobre os desafios do novo ciclo de governo. Após o painel, que também teve a participação dos governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas, e do Paraná, Ratinho Júnior, Leite e o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, se reuniram com um grupo de empresários para discutir projetos e investimentos no Estado.
“Sob a nossa liderança, o Rio Grande do Sul promoveu uma série de reformas, realizou privatizações, concessões e parcerias com o setor privado. Reduzimos expressivamente o comprometimento da nossa receita com despesa de pessoal e retomamos investimentos. Isso tudo foi muito importante, mas estamos vivendo um momento de incertezas em relação ao futuro por conta da queda da arrecadação”, afirmou o governador.
Leite citou como exemplo a dificuldade para elaboração do Plano Plurianual, que estabelece as diretrizes e metas do governo para os próximos quatro anos.
“O Rio Grande do Sul perdeu R$ 5 bilhões de receita no ano passado por conta da redução abrupta do ICMS, conduzida pelo governo federal e o Congresso. Se não for feita uma compensação na forma do que manda a lei, vamos perder mais R$ 20 bilhões nos próximos quatro anos. Essa indefinição limita e atrapalha o nosso planejamento”, ressaltou.
No painel, Leite e os governadores também falaram a respeito da relação com o governo federal, de reforma tributária e sobre o cenário político brasileiro.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Vitor Necchi/Secom
(KPJ)
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves