No primeiro treinamento, foram mais de 60 profissionais da educação que atendem crianças da rede pública no Colégio Cenecista
Na última semana o Serviço de Urgência e Emergência (SAMU), através de seus agentes, iniciaram o treinamento de primeiros socorros infantis para profissionais que atuam em educandários do município. Em 2024, em torno de 900 profissionais de 54 instituições de ensino do município realizaram o curso.
A coordenadora do SAMU Melissa Bonatto está participando das ações e destaca que “infelizmente foram eventos trágicos que levaram a criação da Lei Lucas em 2018, por isso é necessário e fundamental que os profissionais que atuam em escolas, contraturnos e recreação infantil, tenham conhecimento sobre esta lei e acima de tudo, saibam como agir em casos de urgência com as crianças e adolescentes”.
Em Bento Gonçalves, desde antes da Lei, mas a partir de 2018,com regularidade anual, é proporcionado a capacitação para os educadores e profissionais afins, visando garantir que os colaboradores de creches e escolas de ensino básico, tanto públicas quanto privadas, estejam capacitados para agir em casos de emergência, como engasgamentos, paradas cardiorrespiratórias e outras situações que possam colocar em risco a vida dos estudantes.
Ainda conforme a profissional “um engasgo, se não resolvido por quem presencia, até a chegada do socorro, pode evoluir para uma parada cardiorrespiratória, sendo um quadro muito mais difícil de reverter e que pode deixar com graves sequelas. Todas as pessoas devem ter noção de como agir nesses casos, pois a vida da vítima está nas mãos de quem presta o primeiro atendimento”.
As ações seguem ao longo dos próximos dias em outros educandários do município, a serem definidos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Irmãos Adriano transformam conceitos em realidade na Movelsul 2025
Pastoral da Criança prepara a festa de 40 anos de atuação na Diocese de Caxias do Sul
Atleta do Farrapos é convocado para disputar a World Rugby Sevens Challenger, na África do Sul