LEI DE INCENTIVO APROVA PROPOSTAS DE TRÊS EMPRESAS EM BENTO

Três empresas tiveram proposta para ampliação ou instalação viabilizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico do Município de Bento Gonçalves (COMDEBENTO) no último dia 15 de abril. Elas serão beneficiadas pela Lei Municipal de Incentivo, que visa fortalecer a economia do município estimulando o empreendedorismo e gerando empregos.

Foram contemplados os seguintes empreendimentos: Vistamontes Indústria e Comércio de Sucos Naturais, Rima Indústria de Alimentos e Parque das Esculturas Domadores de Pedra. A Vistamontes apresentou projeto de expansão das atividades agroindustriais. A empresa, fundada em 2009, está localizada na Rota Cantinas Históricas, distrito de Faria Lemos. Em sua linha de produção está suco de uva integral branco e tinto. Atualmente, a empresa conta com três funcionários. Com a ampliação, o número deverá aumentar. A previsão é de que a ampliação fique pronta para a próxima safra da uva, no início de 2017.

Também beneficiada pela Lei de Incentivo, a Rima Indústria de Alimentos deverá construir, até o final deste ano, uma filial na Linha 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. A empresa produz sucos e estará lançando geleias. Na nova unidade, deverão ser contratados entre 20 e 30 funcionários. O local servirá de complexo turístico, composto por varejo, salas de degustação e centro de distribuição para todo o Estado.

Outro empreendimento que deverá entrar em funcionamento em breve, graças a aprovação do Projeto, é o Parque das Esculturas “Domadores de Pedra”. Localizado nos Caminhos de Pedra, Distrito de São Pedro, o Parque estará incluído no roteiro turístico com apresentação de esculturas em basalto e granito A previsão para inauguração do espaço é para o segundo semestre deste ano. No local, serão gerados inicialmente seis empregos diretos e inúmeros indiretos.

O que é a Lei Municipal de Incentivo
A Lei Municipal de Incentivo foi instituída pela em 2015. Tem como objetivo fortalecer a economia no município e estimular o empreendedorismo, ao permitir benefícios de ordem econômico-financeira a empreendimentos industriais, comerciais, prestadores de serviços, agroindústria, turismo, lazer ou entretenimento.

Mais informações podem ser obtidas pelo fone (54) 3055.7032 ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada à Rua Marechal Floriano, 85, 6º andar.

COMDEBENTO
O COMDEBENTO é presidido pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin e tem como objetivo principal avaliar a viabilidade econômica de projetos, observando se atendem aos requisitos legais. O órgão foi criado em novembro de 2015 pela Lei Municipal número 6.004. Tem entre as competências propor e discutir políticas de ampliação do parque empresarial do Município, promover projetos de divulgação das políticas locais de desenvolvimento, definir critérios para a captação de novos empreendimentos, além de analisar e emitir parecer sobre a viabilidade de projetos de expansão de empresas locais, a viabilidade de projetos de desenvolvimento, a concessão de benefícios, entre outros.

Fazem parte do Conselho um representante de cada uma das seguintes entidades: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Secretaria Municipal de Finanças; Secretaria Municipal de Turismo; Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas; Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB); Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis); Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (SIMMME); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae), além de três representantes do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC).
Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Arquivo ASCOM

error: Conteúdo Protegido