Legislativo de Bento aprova homenagens à área da saúde por mutirão de cirurgias eletivas

Na sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (22), os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram duas proposições de reconhecimento a profissionais e entidades ligadas à saúde, destacando ações de grande relevância social realizadas no município.
O Projeto de Resolução nº 16/2025, de autoria do vereador Alcindo Gabrielli (MDB) e subscrito por diversos parlamentares, concede Portaria de Louvor e Agradecimento à Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional do Rio Grande do Sul (SBACV-RS).

A homenagem se deve à atuação da entidade durante o XVII CONESUL 2025 – III Encontro Gaúcho de Cirurgia Vascular e I Encontro Vascular Solidário, realizado em Bento Gonçalves entre 17 e 19 de julho, quando foram promovidos mais de 100 procedimentos gratuitos para o tratamento de varizes, beneficiando 87 pacientes.

Já o Projeto de Resolução nº 19/2025, de iniciativa da bancada do MDB, composta pelos vereadores Alcindo Gabrielli e Moisés Scussel, concede a Medalha do Mérito Guardiões da Saúde “Doutor Ervalino Plácido Bozzetto” à médica angiologista e cirurgiã vascular Dra. Neusa Maria Furlan.

Natural de Bento Gonçalves, a profissional foi reconhecida pelo protagonismo na organização do CONESUL 2025 e na coordenação da ação solidária que resultou em mais de 100 procedimentos gratuitos, envolvendo médicos e especialistas de todo o Brasil e do exterior.

Segundo as matérias, as duas homenagens têm como propósito valorizar o trabalho realizado na área da saúde e reconhecer o impacto social das iniciativas que aproximam ciência, solidariedade e cuidado com a população.

Gabrielli (MDB), autor da Portaria de Louvor e um dos autores do projeto de outorga da Medalha, destacou que o mutirão de cirurgias vasculares foi um exemplo de uma boa ação, assim como a iniciativa da Dra. Neusa de capitanear o projeto, unindo diversos profissionais em nome da saúde da população. “Os projetos são no sentido de reconhecer esse trabalho importante e que ele seja um estímulo para que outras Sociedades, de outros profissionais, também possam realizar esses trabalhos importantes relacionados à saúde”, afirmou.

Thiago Fabris (Progressistas) elogiou os projetos e destacou que esteve presente na ação realizada no I Encontro Vascular Solidário e pode verificar o trabalho realizado. “Eu acredito que sirva de exemplo para as demais áreas também, das cirurgias eletivas”, disse, pontuando que a fila de espera para cirurgias eletivas em Bento Gonçalves conta com cerca de oito mil pessoas e que o poder público tem feito ações para minimizá-la.

Gilmar Pessutto (União) comentou que o mutirão trouxe felicidade e parabenizou os vereadores pelos projetos e os profissionais da área da saúde pelo empenho.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

error: Conteúdo Protegido