Legislativo aprova inclusão do “Junho Vermelho” no calendário oficial de Bento Gonçalves

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aprovou o projeto de lei 64/2025 que institui o “Junho Vermelho” como mês oficial de conscientização e incentivo à doação de sangue no município. A proposta, de autoria do vereador Thiago Fabris (Progressistas), caso sancionada pelo prefeito municipal, passará a integrar o calendário oficial de datas comemorativas da cidade (adita o anexo da Lei Municipal nº 5.381, de 1º de novembro de 2011).

Com a nova lei, o mês de junho será dedicado à realização de campanhas educativas, ações de mobilização social e parcerias entre o poder público e entidades, com o objetivo de estimular a doação voluntária e regular de sangue. A iniciativa busca reforçar a importância desse gesto solidário, especialmente em um período em que os hemocentros de todo o país enfrentam queda nos estoques devido ao inverno, aumento de doenças respiratórias e férias de inverno.

O projeto também destaca que o Brasil ainda está abaixo da meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere entre 3% e 5% da população como doadora regular. Atualmente, menos de 2% dos brasileiros praticam essa ação. Em Bento Gonçalves, grande parte da demanda de sangue é atendida pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS) – além de mutirões de doações realizados pela prefeitura -, reforçando a necessidade de maior conscientização local.

A escolha de junho para a campanha se alinha ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, data instituída pela OMS para homenagear doadores e incentivar novos voluntários. O

“Junho Vermelho” já integra o calendário de outros municípios e estados, e agora poderá passar a fazer parte das ações de Bento Gonçalves no fortalecimento da cultura da doação de sangue.
No debate em plenário, Fabris destacou que a proposta busca incentivar as pessoas a se tornarem doadores de sangue de forma contínua, reforçando que o mês de junho é um dos mais críticos para os bancos de sangue. Edson Rogério Biasi (Progressistas) parabenizou o autor da matéria e reforçou que é doador de sangue e que o ato de doar não é difícil, além de salvar vidas. Postal (PL) também se manifestou favorável ao projeto.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores

PG

error: Conteúdo Protegido