Cerca de 40 residentes dividem um ambiente acolhedor para viver a terceira idade
Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, os olhares voltam-se ainda mais para o envelhecimento com conforto, respeito e bem-estar. Essa fase natural da vida vem acompanhada de preocupações quanto a uma rotina segura e acolhedora aos seus anciãos. Com 35 anos de história, o Lar do Ancião desempenha em Bento Gonçalves um papel essencial, atuando com uma equipe multidisciplinar, boa estrutura e um ambiente que valoriza a qualidade de vida dos idosos.
Atualmente, cerca de 40 profissionais – sendo metade deles dedicados a serviços de saúde – atuam na casa. O Lar investe em cuidados multidisciplinares que garantem bem-estar aos seus residentes. Acompanhamentos de nutrição, psicologia, serviço social, fisioterapia, higienização, lavanderia e enfermagem 24 horas, além de uma administração ativa no cotidiano do Lar, garantem o pleno funcionamento da instituição.
Olhar Humanizado
A atenção com idosos precisa ir muito além do atendimento às necessidades básicas de saúde. Dia a dia, os residentes do Lar do Ancião recebem cuidados envolvidos em empatia, respeito e atenção individualizada, garantindo que cada um se sinta valorizado e amparado.
Diversas atividades de socialização e integração estão presentes no cotidiano do residencial, por meio de uma equipe especializada que conta com profissionais da área de psicologia e serviço social que acompanham de maneira próxima a saúde mental dos residentes. Manter uma rotina também é essencial para que a vivência dentro do Lar se torne um refúgio familiar: nas datas comemorativas, por exemplo, são feitas atividades alusivas ao tema. Aniversários são celebrados, jogos e atividades manuais são inseridos na programação do Lar do Ancião. Tudo em busca de uma vivência acolhedora.
O acolhimento individualizado também exerce importante papel na adaptação de idosos com dificuldade em adaptação ao novo ambiente. A construção de uma relação de confiança, com suporte psicológico e incentivo à participação da família fazem parte de uma série de iniciativas para favorecer uma suave adaptação.
Instituição conta com apoio da comunidade
O Lar do Ancião é uma entidade apta junto ao Conselho Municipal do Idoso e conta com o apoio da comunidade para o total funcionamento de sua engrenagem. É possível colaborar de diversas formas, seja com voluntariado, doações de suprimentos e de maneira financeira. Conheça algumas formas de contribuir:
- A partir do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o apoio a entidades como o Lar do Ancião é a regra central. Acesse o site https://sld.sefaz.rs.gov.br ou aplicativo NFG e, no preenchimento do seu cadastro, indique o Lar do Ancião como entidade favorita;
- Destinar até 3% do imposto de renda de pessoa física à doação destinada ao Fundo Municipal do Idoso de Bento Gonçalves. É a partir do Fundo que ações do Lar do Ancião são beneficiadas;
- Diretamente no site do Lar do Ancião ( www.lardoanciaobg.com.br ), cadastrando-se, inclusive, para garantir doações mensais para a entidade;
- Pelo Projeto Mil Amigos, as pessoas que desejam doar são convidadas a fazer um cadastro junto à instituição e receber boletos mensais ou em cota única.
O Lar do Ancião fica na Alameda Anna Tedesco Variani, nº 100, Bairro Pradel, Bento Gonçalves, e atende pelos fones 3451-3444; 3453-8233 e 98418-9647. Outras informações podem ser obtidas no site www.lardoanciaobg.com.br.
Fonte: Exata Comunicação e Eventos
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias