Foi lançada na noite desta terça-feira, No espaço de eventos do Dall’Onder Vitória Hotel, a Maratona do Vinho 2018, que ocorre no dia 11 de fevereiro do ano que vem. Em sua quarta edição o evento já se consolida no cenário turístico gastronômico e esportivo da região.
A corrida ocorrerá em três municípios: em Bento Gonçalves no Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul com os Vinhos de Monte Belo e Garibaldi na Estrada do Sabor, na Serra Gaúcha. Neste ano além das modalidades de maratona, maratona de revezamento e meia maratona, foi criada a pequena corrida, com percurso de 5km.
O idealizado do projeto Gregório Lavandoski destaca que a prova já se tornou internacional, mas não deixou de lado seu objetivo de comemorar a Vindima, período da colheita da uva “ela já se tornou uma prova internacional então acho que é hora de mostrar a competição, como está o andamento dela , porque a Maratona do Vinho é uma prova que está aqui na Serra Gaúcha, no meio dos parreirais e é a única desse nível no Brasil, inclusive foi criada pra comemorar a colheita da uva, está dentro da festa da Vindima, então teremos várias facetas durante a prova”.
Sobre Maratona do Vinho
Em fevereiro dá-se a colheita da uva. No sentimento de força vital e alegria de viver, criou-se a Maratona do Vinho, para encarar esse tipo de celebração de forma apaixonada, onde o espetáculo do mundo do vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte se aliam numa grande festa.
Esta prova instiga atletas maratonistas de alto rendimento, atletas amadores, representantes de academias, clubes, associações, grupos de amigos e familiares em busca de harmonia e saúde perfeita, formando assim uma grande integração onde o palco desse evento está inserido entre vales, parreirais, vinícolas, pontos de Vino Stop, belas paisagens rurais e o agradável aroma das uva.
Na Formula 1 a área de reabastecimento é nos Pit Stops, já na Maratona do Vinho a área de reabastecimento é nos Vino Stops, é nesse momento que os atletas fazem a troca do bastão do revezamento e aproveitam para se encherem de energias com os produtos produzidos nesta região: a uva, suco, vinho, pão, queijo, salame, ouvindo músicas e assistindo danças típicas da região, um misto de expectativa, relaxamento e concentração.
Para a premiação os atletas ou as equipes, a Maratona do vinho apresenta outra particularidade. ” Todos atletas, receberão a medalha de participação, e os 05 (cinco) primeiros Maratonistas receberão como louros da vitória, troféus, uma réplica da Pipa Pórtico e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho, de ótima qualidade e procedência.” E os 03 (três) atletas ou equipes mais bem caracterizados, com o tema Uva e Vinho, receberão cestas com produtos colônias.
Destacamos também nesta festa a presença dos atletas Garrafonistas, que com autentica alegria vivenciam o dia a dia, desde o preparo do solo, até a colheita das uvas para a elaboração dos melhores vinhos produzidos na Serra Gaúcha. Este será o grande desafio de encontro de atletas maratonistas e atletas garrafonistas.
Muito já se ouviu falar que tanto correr quanto beber vinho faz bem a saúde, mas os dois juntos? Dotados de substâncias antioxidantes, o vinho é capaz de auxiliar na recuperação pós-prova. Os benefícios do vinho para a saúde estão relacionados com os polifenóis, dentre eles o resveratrol, presentes nas sementes e na casca das uvas que tem ação antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena, de diminuição dos níveis de açúcar no sangue além de efeitos cardiovasculares benéficos a saúde. O consumo moderado de vinho está associado ao Bem Estar e a Longevidade, assim um copo de vinho por dia protege o coração e traz alegria.
Maratona do Vinho, um brinde ao que mais vale: o vinho, a saúde e a amizade. Venha participar, seja parceiro, convide os amigos, forme sua equipe e venha beber saúde.
POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM ACUSADO POR CRIME DE TRÁFICO DROGAS NO UNIVERSITÁRIO, EM BENTO GONÇALVES
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024