A Diocese de Caxias do Sul lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2020. O tema da Campanha: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Já o lema será “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
A frase do lema da Campanha da Fraternidade 2020 é uma referência à palavra do livro de Lucas, encontrada em capítulo da Bíblia. Na parábola, o bom samaritano interrompe seu trajeto para cuidar de um homem ferido que encontrou em seu caminho.
O Bispo Dom José Gislon, disse durante a abertura da campanha que o papel da igreja é ir de encontro aos que mais precisam, aos menos favorecidos.
Dom José adiantou que a diocese está pensando num projeto de acolhida e de amparo aos moradores de rua em Caxias do Sul em parceria com o poder público. O bispo também afirmou que é necessário apoiar as instituições que já fazem esse trabalho de acolhida aos que moram pelas ruas da cidade ou que trabalham com idosos , crianças ou ainda na recuperação de drogados. “Os pequenos gestos é que dão vida aos grandes projetos em qualquer realidade”, frisou Dom José.
A Campanha da Fraternidade 2020 homenageia Santa Dulce dos Pobres, freira baiana. Dentre muitos trabalhos de caridade, ela fundou em 1936 a União Operária São Francisco, a primeira organização operária católica da Bahia. A partir de então, a então freira passou a recolher doentes pelas ruas de Salvador, o que a conferiu o apelido “Anjo Bom da Bahia”.
A campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas “na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
A Campanha da Fraternidade é lançada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre na quarta-feira de Cinzas.
Fonte: Rádio Miriam
Fotos: Marcelo Polla
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro