A Diocese de Caxias do Sul lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2020. O tema da Campanha: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”. Já o lema será “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.
A frase do lema da Campanha da Fraternidade 2020 é uma referência à palavra do livro de Lucas, encontrada em capítulo da Bíblia. Na parábola, o bom samaritano interrompe seu trajeto para cuidar de um homem ferido que encontrou em seu caminho.
O Bispo Dom José Gislon, disse durante a abertura da campanha que o papel da igreja é ir de encontro aos que mais precisam, aos menos favorecidos.
Dom José adiantou que a diocese está pensando num projeto de acolhida e de amparo aos moradores de rua em Caxias do Sul em parceria com o poder público. O bispo também afirmou que é necessário apoiar as instituições que já fazem esse trabalho de acolhida aos que moram pelas ruas da cidade ou que trabalham com idosos , crianças ou ainda na recuperação de drogados. “Os pequenos gestos é que dão vida aos grandes projetos em qualquer realidade”, frisou Dom José.
A Campanha da Fraternidade 2020 homenageia Santa Dulce dos Pobres, freira baiana. Dentre muitos trabalhos de caridade, ela fundou em 1936 a União Operária São Francisco, a primeira organização operária católica da Bahia. A partir de então, a então freira passou a recolher doentes pelas ruas de Salvador, o que a conferiu o apelido “Anjo Bom da Bahia”.
A campanha da Fraternidade tem como objetivo geral estimular relações de mútuo cuidado entre as pessoas “na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.
A Campanha da Fraternidade é lançada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sempre na quarta-feira de Cinzas.
Fonte: Rádio Miriam
Fotos: Marcelo Polla
Dia Mundial da Luta Contra a Aids: testagens na população de Bento serão realizadas dia 7
Treinão no Lago Fasolo, em Bento, reuniu atletas e comunidade
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves na sexta-feira (29/11)