Lagoa Grande quer fortalecer parcerias na vitivinicultura com a Embrapa de Bento

A chefia da Embrapa Uva e Vinho, através do pesquisador Mauro Zanus, recebeu uma comitiva na manhã desta terça-feira, 24, de Lagoa Grande, Pernambuco, região produtora de uvas e vinhos no Vale do São Francisco.

O prefeito da cidade, Vilmar Cappellaro, o enólogo Jorge Garziera, um dos primeiros a levar uvas para aquela região do Sertão, juntamente com Jovino Nolasco de Souza, que já prestou consultoria para aquele pólo e ex-secretário de Cultura e Governo da Prefeitura de Bento, foram recepcionados ainda pelos pesquisadores Patrícia Ritschel, Jorge Tonietto e João Carlos Taffarel.

Cappellaro, que foi o primeiro presidente da Câmara de Fruticultura em 2008, no Vale do São Francisco, diz que ali foi um pontapé inicial com a Embrapa. “Estamos buscando a Denominação de Origem que irá dar uma alavancada na questão comercial, pela característica de clima, solo. Queremos também expandir as novas variedades para os produtores”, afirmou o prefeito.

Zanus lembrou que a Embrapa Uva e Vinho dispõe de pesquisa já realizada no Vale do São Francisco. “Estamos com projetos de novas cultivares para indústria, suco, e uvas de mesa sem semente”, lembrou.

A variedade BRS Vitória, primeira cultivar brasileira de uva sem sementes, elaborada pela Embrapa Uva e Vinho, é outro exemplo desta ligação. São 200 hectares já plantados desta casta. Ela é recomendada para regiões de clima tropical úmido, como o Sudeste brasileiro, e o tropical semiárido.

Depois de cases de sucesso na Serra (IP Pinto Bandeira, IP Altos Montes, IP Monte Belo do Sul, DO Vale dos Vinhedos e IP Farroupilha), há 2,5 anos se trabalha com um projeto para a Indicação de Procedência Vale do Submédio São Francisco.

“Vemos que nos trópicos, a viticultura tropical para uva de mesa e para vinhos, tem se intensificado. O Vale do São Francisco permite não só dois ciclos por ano, com uma colheita, mas ciclos sucessivos ao longo do ano, um diferencial enorme”, disse o pesquisador Jorge Tonietto, que atua neste projeto.

A comitiva ainda visitou a Prefeitura, sendo recebida pelo prefeito Guilherme Pasin.

Fonte: Felipe Machado

error: Conteúdo Protegido