Laboratório da Dor: espaço já teve mais de 3960 atendimentos neste ano em Bento

Uma saúde de qualidade e para todos é um dos objetivos do governo municipal, e com esse propósito, desde 2021 Bento Gonçalves conta com um espaço da saúde voltado para a recuperação de pacientes com dores crônicas musculoesqueléticas ou que se recuperam de alguma fratura ou contusão muscular. É o Laboratório da Dor, que conta com uma equipe composta por três fisioterapeutas, além de uma estagiária em fisioterapia.

Neste ano, já foram realizados, 3962 atendimentos, com uma média de 450 ao mês, além de que, cerca de 280 pacientes iniciaram tratamento. Ao longo dos últimos meses, a equipe contou ainda com o auxílio de 12 estudantes de fisioterapia da UCS (divididos em 2 turmas), realizando atendimentos.

Ana Maria Fedatto fraturou a perna esquerda em fevereiro e a perna direito em maio. Ela está há quatro meses realizando fisioterapia no espaço, e destaca acerca da melhora em seu quadro clínico. “Essa fisioterapia tem me ajudado muito, para que aos poucos eu volte com os movimentos normais. Eu já consigo caminhar, mesmo tendo ainda dificuldades, posso dizer que me sinto muito bem. As meninas aqui são ótimas no atendimento, nota mil mesmo. Eu vou continuar o tratamento certinho, porque eu sei que na minha idade os problemas podem ser ainda maiores, por isso é preciso bastante cuidado e atenção”.

Vanderleia Freitas teve uma fratura no pulso e há um mês está realizando o trabalho de fisioterapia. “Eu fiquei com os movimentos dos meus dedos e pulso inabilitados, e desde que comecei o tratamento posso dizer que o resultado está sendo super rápido. Os movimentos estão quase 100%. Está ótimo mesmo”.

O trabalho dos estagiários também é um diferencial do espaço. A jovem estudante de fisioterapia Júlia Maria do Nascimento atua desde agosto no local e destacou acerca do trabalho. “O estágio é muito importante para mim porque, além de estar aprendendo muito com as meninas e os pacientes no dia a dia, é uma engrenagem que vai me ajudar a entrar na vida profissional, sendo um aprendizado que vou levar para a vida”.

A fisioterapeuta Ana Carolina Rodrigues explicou sobre o trabalho de realizado no local. “Eu acredito que seja um trabalho de extrema importância na área da saúde do município, com a abordagem dos pacientes de várias idades, todas as faixas etárias e que conta com uma avaliação detalhada. Nós trabalhamos geralmente com pessoas com dores crônicas e disfunção musculoesquelética. Tudo é feito com uma abordagem de maneira individualizada e humanizada, trazendo o paciente para uma avaliação físico funcional, atuando dentro das potencialidades e individualidades de cada um”.

O secretário de Saúde Gilberto Junior destacou sobre a importância do Laboratório da Dor. “Sabemos que esse é um espaço de fundamental relevância para os nossos munícipes. Lá temos uma equipe extremamente qualificada, que busca sempre atender da melhor forma possível quem chega para um atendimento ou tratamento. O objetivo é sempre de evoluirmos cada vez mais para termos uma saúde de qualidade para todos”.

Os pacientes que necessitam do tratamento da fisioterapia podem solicitar o pedido através do encaminhamento médico pela rede municipal de saúde. O serviço é acessado através da busca ativa da Secretaria da Saúde, ou através de encaminhamento feito pelas unidades de saúde. O espaço está localizado na Rua Assis Brasil, 94.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

error: Conteúdo Protegido