Experiência poderá ser conferida por participantes na Feira Brasileira do Varejo de 23 a 25 de maio
Com objetivo de inovar e desenvolver ainda mais o setor de comércio de bens, turismo e serviços do Rio Grande do Sul, o Lab Fecomércio-RS, hub lançado este mês para conectar startups a empresários, faz parte agora também do Metaverso. O conceito, de acordo com a coordenadora do Lab, Camila Tubin, é uma evolução da realidade aumentada, integrando ainda mais os mundos real e virtual.
Entre os dias 23 e 25 de maio, na Feira Brasileira do Varejo (FBV), em Porto Alegre, o Lab lança um tour 360º por suas instalações, através de óculos de experiência imersiva. “Estamos fazendo experimentos e testando as possibilidades do Metaverso. Desenvolvido entre uma startup e um game designer da nossa equipe, o passeio pelo hub é totalmente exclusivo e dinâmico, onde as pessoas podem adentrar em cada sala, verificar as funcionalidades, realmente se sentir dentro do Lab”, destaca Camila.
A trajetória da Fecomércio-RS com o Metaverso aconteceu, inicialmente, com testes no WorkRoom, uma ferramenta da Meta, empresa de tecnologia e comunicação que antes se chamava Facebook. Através dela, os usuários podem se conectar com pessoas de todo o mundo, por meio de avatares ou imagem real em diversos cenários, como praias, montanhas ou, até mesmo, um espaço semelhante a uma sala de reuniões.
“Começamos com esse componente e também já utilizamos o recurso do YouTube, que transforma um simples vídeo em uma projeção em uma sala de cinema, sendo o único hub a levar a experiência para o Gramado Summit”, conta Camila.
Buscando aplicar as novidades tecnológicas e de serviços para fomentar negócios e criar mecanismos de inovação e renda no setor comercial, o Lab conta com uma estrutura de 1.000m², que ocupa todo o segundo piso da nova sede da instituição (Rua Fecomércio, 101, Bairro Anchieta – Porto Alegre). Equipado com estúdios para livestream, podcast, de foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo, o hub já tem cinco empresas apadrinhadas através do programa Ebolição, do Instituto Caldeira e, em breve, lançará o primeiro edital para incubação de cerca de 25 startups.
“Há muito espaço e oportunidades para conceber ideias transformadoras para os negócios do RS. Nosso propósito é fortalecer o segmento com resoluções efetivas”, enfatiza a coordenadora. Como parte das iniciativas do Lab, em junho, será lançada a primeira temporada de podcasts sobre startups, falando sobre as possibilidades de inovar e como os empreendedores podem se conectar a elas.
Moglia Comunicação Empresarial
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra
Prefeitura realiza reunião com corsan para tratar sobre o abastecimento de água nos bairros
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira