Cerca de 30 jovens vão encenar a paixão e morte de Jesus, às 09h, nos Pavilhões da Festa da Uva; a representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento
A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que chega à sua 21ª edição, irá mobilizar a comunidade na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril. Cerca de 30 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se uniram para encenar a paixão e morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. A atividade será realizada às 09h.
Neste ano, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), que aborda a questão do cuidado com a Casa Comum e com a ecologia. A passagem escolhida foi a do semeador narrada no capitulo 13 de Mateus, para demostrar como Jesus utilizava as parábolas, muitas vezes relacionando a elementos da natureza, para falar às pessoas do Reino do Deus.
A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
A Via-Sacra da Juventude já é uma tradição na Diocese de Caxias do Sul, sendo realizada há 21 anos. As primeiras encenações foram organizadas pelas paróquias da Área Pastoral Norte (São José) de Caxias e, desde 2014, passou a ser dirigida pelo Setor Juventude. Todos os atores e pessoas envolvidas na organização são voluntários dos grupos de jovens e comunidades de diversos pontos da cidade.
Para o assessor diocesano da Juventude, padre Gustavo Predebon, a Via-Sacra é uma atividade que mobiliza os jovens e propicia um momento de oração diferente na cidade: “A Via-Sacra da Juventude é uma bela demonstração de fé que temos em Caxias do Sul. É muito tradicional, também em outras cidades, os jovens se mobilizarem para este momento, pois eles conseguem tornar mais visual o percurso de Jesus na sua Paixão e Morte e depois a Ressureição, na Páscoa. Assim, ajudam a comunidade a rezar e a refletir sobre a maior prova de amor de Jesus, que foi entregar sua vida por nós.”
Para prestigiar a encenação, o público poderá acessar o local pelos portões: 1, 5 e 6. A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul em colaboração com as Paróquias da Área São José e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.
21 anos de história
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.
Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área São José de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima. Em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.
O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação de cenas que condizem com a Campanha da Fraternidade e em seguida que retratam o julgamento de Jesus e a condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.
Fonte e fotos: Diocese de Caxias do Sul – Comunicação – Felipe Padilha
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias