Cerca de 30 jovens vão encenar a Paixão e Morte de Jesus, às 09h, nos Pavilhões da Festa da Uva
A tradicional Via-Sacra da Juventude da Diocese de Caxias do Sul, que chega à sua 20ª edição, irá mobilizar a comunidade na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março. Aproximadamente 30 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais se uniram para encenar a paixão e morte de Jesus, que será representada ao longo das escadarias dos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio. A atividade será realizada às 09h.
Neste ano, a encenação iniciará com a reflexão acerca da Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8). Para contextualizar o conceito da amizade social, os atores vão apresentar cenas da parábola do “Bom Samaritano”.
A representação seguirá percorrendo as estações da Via-Sacra, que iniciam na condenação de Jesus até a sua morte na cruz e sepultamento. O momento de oração será conduzido pelo assessor do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Anesio Ferla e contará com a presença do bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon.
Como gesto concreto alusivo à Campanha da Fraternidade, as pessoas são convidadas a doar alimentos não-perecíveis e produtos de higiene pessoal que posteriormente serão destinados a famílias atendidas pelas paróquias da área norte de Caxias do Sul.
O assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Gustavo Predebon, destaca a história da Via-Sacra que ano após ano preparada com zelo e carinho pelos jovens: “Neste ano o momento se torna ainda mais especial porque recordamos os 20 da Via-Sacra que integra os 90 anos de história da Diocese de Caxias do Sul. A Sexta-Feira Santa é um dia dedicado para a oração e reflexão sobre a grande prova de amor de Jesus. E na Diocese de Caxias do Sul já é tradicional essa mobilização dos jovens que se unem para a encenação com o objetivo de ajudar as pessoas a rezarem. Então só temos a agradecer a Deus por todo este trabalho desempenhado ao longo dos anos, por tantos colaboradores e voluntários que se dedicaram e se dedicam para manter essa bonita demonstração de fé viva”.
No dia da Via-Sacra, a entrada principal será realizada pelo portão 6 localizado na descida da Rua Ludovíco Cavinato. Em caso de chuva, a programação será realizada na área interna dos fundos do pavilhão 2.
A Via-Sacra da Juventude é uma realização do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul em colaboração com as Paróquias da Área São José e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul, do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) e da empresa Festa da Uva S/A.
20 anos de história
A realização da Via-Sacra da Juventude na Diocese de Caxias do Sul iniciou-se em 2004, a partir da articulação de jovens e padres da Paróquia São José. Nas primeiras edições, a encenação ocorria na quadra ao redor da igreja, e depois foi transferida para os Pavilhões da Festa da Uva.
Na sequência, se uniram à organização e realização da Via-Sacra todos os grupos de jovens da Área São José de Caxias do Sul, que inclui as Paróquias Santa Catarina, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima. Em 2014, a encenação passou a ser coordenada pelo Setor Juventude da Diocese, abrangendo movimentos, grupos e pastorais de toda a cidade.
Em 2024, a organização da Via-Sacra voltou a ser realizada por lideranças e voluntários das Paróquias da Área São José, juntamente com o Setor Juventude.
O itinerário da Via-Sacra começa na base da escadaria, com a representação de cenas que condizem com a Campanha da Fraternidade e em seguida retratam o julgamento de Jesus e a condenação. A encenação segue, passando por todas as estações da Via-Sacra na subida da escadaria até ao lado do Monumento Jesus Terceiro Milênio, onde ocorre a crucificação.
Fonte: Felipe Michelon Padilha | Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves