A 10º Vara Criminal de Porto Alegre recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público contra o ex-deputado estadual Diógenes Luiz Basegio e outras cinco pessoas.
A denúncia, apresentada em agosto de 2015 e assinada pelo Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, foi oferecida contra o ex-parlamentar e seus assessores Neuromar Luiz Gatto, Álvaro Luís Ambrós e Stela Maris Severgnini de Queiroz pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e concussão; e contra Janaína Ribeiro Silveira e Hedi Nelci Klein Vieira, por peculato.
“Os fatos descritos na denúncia mostram-se hábeis para configurar a infração penal atribuída aos denunciados, bem como encontram amparo nos elementos informativos colhidos na investigação”, aponta a decisão judicial. O Ministério Público também ajuizou ação civil pública contra as mesmas pessoas, que ainda aguarda recebimento da Justiça. A denúncia criminal e a ação estão sob a responsabilidade da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Capital.
Conforme a denúncia oferecida pelo Ministério Público, entre os anos de 2011 e 2014, de forma permanente, o ex-deputado e Neuromar Luiz Gatto, Stela Maris Severgnini de Queiroz e Álvaro Luís Ambrós integraram organização criminosa, ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, com o objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, especialmente econômica, mediante a prática reiterada de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.
As ilegalidades começaram a ser praticadas a partir da posse de Diógenes Basegio em seu primeiro mandato como deputado Estadual e da nomeação de Neuromar Gatto, Stela Maris de Queiroz e Álvaro Luís Ambrós como seus assessores. Desde então, reuniram-se para planejar e executar a exigência de parcelas dos vencimentos de servidores, bem como a apropriação e desvio de verbas públicas referentes a diárias fictícias e da quase totalidade dos vencimentos de “funcionários-fantasmas”.
Fonte: MP-RS
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves
Governador Eduardo Leite participa de missa em homenagem ao Papa Francisco