No último dia 25 de maio, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, depois de negar em primeiro grau, determinou que os recursos retidos na Prefeitura de Monte Belo do Sul (R$ 2,3 milhões) deverão ser repassados para uma conta de Recuperação Judicial da Ditália Móveis Ltda.
“Não foi de forma normal e plena, se assim fosse, o dinheiro iria para a empresa. Neste caso, com base na recuperação, os recursos serão diretos para o processo, numa conta veiculada”, informou o advogado da empresa, Luciano Coutinho, em entrevista para Rádio Difusora 890.
O valor estava retido e só poderia ser liberado, mediante apresentação de certidões negativas de débitos do INSS e FGTS, o que até então não havia sido possível. Porém, o fato de buscar a lideração através do processo de Recuperação Judicial, foi fundamental, ainda de acordo com o advogado.
“Sempre falei para o pessoal que acreditava que a liberação era possível em âmbito judicial, mas veiculado ao processo de recuperação judicial”, acrescentou.
O valor é originário dos benefícios fiscais oferecidos pelo Município desde a implantação da empresa em Monte Belo do Sul. Entre os incentivos, o município comprometeu-se a devolver percentual do investimento da empresa através do reembolso mensal de parcela do ICMS incrementado pela sua atividade, conforme previsto na Lei Municipal.
Um projeto de incentivo chegou a tramitar na Câmara de Vereadores, porém, depois de aprovado, em nova tramitação foi vetado, até qualquer decisão judicial.
O prefeito Adenir Dallé foi procurado pela reportagem e informou que nesta semana deverá se manifestar sobre o caso. Entretanto, deverá seguir o que apontou a justiça, repassando os valores para a conta de recuperação judicial.
A Ditália Móveis já teve mais de 400 funcionários e desde a crise financeira, conta com cerca de 200.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves