A Justiça Federal do RS inaugura no dia 25 a Unidade Avançada de Atendimento (UAA) de Nova Prata. A solenidade acontece às 11h, na Câmara de Vereadores municipal (Avenida Cônego Peres, 140 – Centro).
A nova UAA, criada pela Resolução 103/2017 do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), terá jurisdição sobre os municípios de André da Rocha, Guabiju, Nova Bassano, Nova Prata, Protásio Alves, São Jorge e Vista Alegre do Prata. A estrutura terá competência para processar e julgar causas previdenciárias – do juizado comum e juizado especial- e executivos fiscais de autores e réus domicialidos nas cidades jurisdicionadas.
As ações terão tramitação por meio eletrônico nas Varas Federais de Bento Gonçalves. A distribuição ocorrerá de acordo com a competência de cada unidade judiciária.
O objetivo da iniciativa é ampliar o acesso à Justiça, aproximando a instituição dos moradores e advogados da região. Na nova UAA serão realizados os atendimentos que exijam a presença das partes, como a emissão de certidões, a realização de audiências e videoaudiências, perícias médicas, atendimento ao público em geral, cadastramento de partes e advogados no processo eletrônico e qualquer ato processual que exija a atuação local de juiz ou servidor.
A instalação das Unidades Avançada de Atendimento da Justiça Federal faz parte da estratégia de ampliação da rede de atendimento da instituição no interior do Estado. Desde 2012, o TRF da 4ª Região e a Direção do Foro da JFRS já instalaram UAAs em Alegrete, Camaquã, Frederico Westphalen, Gramado/Canela, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Montenegro, Santa Vitória do Palmar, São Borja, São Leopoldo, Soledade , Vacaria, São Luiz Gonzaga e São Jerônimo.
A Justiça Federal gaúcha é composta de 26 subseções, num total de 82 varas, e postos avançados em outras 14 cidades. Todas essas unidades utilizam exclusivamente o processo judicial eletrônico da JF da 4ª Região, o e-Proc v2, e contam com equipamentos para a realização de videoconferências. No caso das unidades avançadas, o sistema pode ser utilizado em audiências conduzidas à distância pelo magistrado, na sede da vara federal que atende a UAA, com a participação das partes sem sair do município onde residem.
Fonte: Justiça Federal do Rio Grande do Sul
Foto: Prédio da Justiça Federal em Bento Gonçalves
Cemitério São Roque, em Bento, recebe câmeras de videomonitoramento
CORPO DE BOMBEIROS ATENDE EXPLOSÃO EM APARTAMENTO NO SÃO ROQUE, EM BENTO GONÇALVES
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NO HUMAITÁ, EM BENTO GONÇALVES