Nove municípios do Rio Grande do Sul – Caçapava do Sul, Garibaldi, Nova Prata, São Jerônimo, São José do Hortêncio, Taquari, Três de Maio, Venâncio Aires e Vera Cruz – encerraram nesta semana o ciclo de cadastramento biométrico obrigatório de eleitores 2017-2018, que vinha acontecendo em diversas regiões do Estado.
Embora todos os eleitores gaúchos possam realizar o procedimento, a obrigatoriedade se restringiu, até o momento, a 426 municípios, do total de 497. Porto Alegre e as outras 70 cidades restantes só terão os prazos de revisão biométrica definidos após as eleições deste ano.
Desde que o recadastramento começou, em novembro de 2009, 4.661.562 eleitores do RS já realizaram o procedimento, ou seja, 55,87% do eleitorado total.
Eleitores terão última chance para votar em 2018
Quem não conseguiu comparecer dentro do período estipulado e teve o título cancelado terá até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, no Cartório Eleitoral ou na Central de Atendimento ao Eleitor de seu município. Conforme o calendário eleitoral, esse prazo vale para os cidadãos que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 e também para aqueles que precisam alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral.
Do mesmo modo, é o último dia para o alistamento de novos eleitores e a quitação de débitos com a Justiça Eleitoral. É, ainda, o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção com acessibilidade.
Fonte: TRE-RS
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor