Nove municípios do Rio Grande do Sul – Caçapava do Sul, Garibaldi, Nova Prata, São Jerônimo, São José do Hortêncio, Taquari, Três de Maio, Venâncio Aires e Vera Cruz – encerraram nesta semana o ciclo de cadastramento biométrico obrigatório de eleitores 2017-2018, que vinha acontecendo em diversas regiões do Estado.
Embora todos os eleitores gaúchos possam realizar o procedimento, a obrigatoriedade se restringiu, até o momento, a 426 municípios, do total de 497. Porto Alegre e as outras 70 cidades restantes só terão os prazos de revisão biométrica definidos após as eleições deste ano.
Desde que o recadastramento começou, em novembro de 2009, 4.661.562 eleitores do RS já realizaram o procedimento, ou seja, 55,87% do eleitorado total.
Eleitores terão última chance para votar em 2018
Quem não conseguiu comparecer dentro do período estipulado e teve o título cancelado terá até o dia 9 de maio para regularizar sua situação, no Cartório Eleitoral ou na Central de Atendimento ao Eleitor de seu município. Conforme o calendário eleitoral, esse prazo vale para os cidadãos que pretendem votar nas Eleições Gerais de 2018 e também para aqueles que precisam alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral.
Do mesmo modo, é o último dia para o alistamento de novos eleitores e a quitação de débitos com a Justiça Eleitoral. É, ainda, o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção com acessibilidade.
Fonte: TRE-RS
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas