Primeiro presidente e fundador da ABE recebe Portaria de Louvor e Agradecimento da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves por uma vida dedicada ao mundo do vinho
A Enologia sempre ditou sua trajetória. E foi no vinho que escreveu sua história, ‘embriagado’ por essa cultura milenar. Sua emoção e paixão pelo setor ‘contaminou’ todos a sua volta, seja alunos, seja colegas de profissão. Assim, o enólogo Firmino Splendor, formado na primeira turma da então Escola Agrotécnica Federal Juscelino Kubitschek, ainda em 1962, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Enologia (ABE) em 1976, sendo o primeiro presidente da entidade. De lá para cá, cultivou cada safra com muito estudo e trabalho, tendo importante papel no desenvolvimento da cadeia produtiva da uva e do vinho, especialmente na valorização da profissão do enólogo. Como reconhecimento a sua contribuição, a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves outorga a Portaria de Louvor e Agradecimento ao líder, em Sessão Solene a ser realizada nesta terça, 22, às 18h.
O projeto, de autoria do vereador Edson Biasi, em concordância com o presidente do Legislativo Municipal, vereador Rafael Pasqualotto, e aprovado pelos demais vereadores, presta uma homenagem ao professor e também escritor pelos seus relevantes feitos em prol do setor vitivinícola e, consequentemente, da comunidade de Bento Gonçalves que carrega o título de Capital Brasileira do Vinho. Splendor também publicou o livro ‘A Epopeia da Uva Isabel no Rio Grande do Sul’, uma obra que fala da jornada da variedade que transformou o imigrante agricultor num viticultor. Útil e de conteúdo significativo, a pesquisa resultou na primeira publicação no Brasil em torno do assunto e com esta perspectiva.
Para o presidente da ABE, enólogo André Gasperin, esta é uma justa homenagem que acaba reverenciando esta atividade que é uma vocação. “Ser enólogo é ser iluminado por um ofício que mescla ciência, amor e arte. E o Seu Firmino é a personificação de tudo isso, nossa fonte de inspiração e motivo de orgulho. Assim, nos unimos motivados por ele e evoluímos ao longo do tempo como os melhores vinhos. Vivemos safras e continuamos conservados, preservando nossos melhores valores”, destaca. “Que mais Firminos possam viver no trabalho de cada enólogo brasileiro, fazendo com que o nosso vinho siga conquistando mais apreciadores além fronteiras”, finaliza.
Fonte: ConceitoCom
Foto: Divulgação ABE
(RM)
Reinaugurada a ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa Tereza
Cerca de 20 mil devotos participam da 146ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio na manhã deste sábado
Secretaria da Saúde monitora pessoas que tiveram contato com animais infectados por gripe aviária