O Hemocentro do Rio Grande do Sul promove neste mês a campanha ‘Junho Vermelho’. A iniciativa busca aumentar os estoques de sangue, bastante reduzidos, principalmente neste período de frio intenso. Prédios públicos e privados receberam iluminação vermelha, destacando a cor que simboliza o sangue. A ação é reforçada com a coleta externa, realizada pela unidade móvel, que passará por 17 municípios gaúchos até o final do mês. Neste período, acontece também o lançamento do novo vídeo da ‘Hemorrede’, divulgando o passo a passo da doação de sangue.
A psicóloga e responsável pelo Núcleo do Doador do Hemocentro do Rio Grande do Sul, Sandra Bueno, explica que “o doador precisa estar em bom estado geral de saúde e ser maior de 16 anos.” “As doações são fundamentais para mantermos os estoques em dia e, principalmente, para ajudarmos a salvar vidas”, resume ela.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde, pois a recuperação acontece imediatamente após a doação. O procedimento é rápido, seguro e todos os materiais são descartáveis.
Em Bento Gonçalves, a Unidade de Coleta e Transfusão está localizada no segundo piso do do Hospital Tacchini, com entrada pela Rua José Mário Mônaco, 158, Centro.
Requisitos básicos
– Estar em boas condições de saúde.
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).
– Pesar no mínimo 50kg.
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
– Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
– Gravidez
– 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
– Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
– Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.
– Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.
– Qualquer exame endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc); se com biópsia, é necessário avaliação do resultado por 6 meses a 1 ano.
– Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias.
– Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas.
– Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses.
– Vacina contra gripe: por 48 horas.
– Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
– Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
Impedimentos definitivos
– Hepatite após os 11 anos de idade.
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
– Uso de drogas ilícitas injetáveis.
– Malária.
* Hepatite após o 11º aniversário: Recusa Definitiva; Hepatite B ou C após ou antes dos 10 anos: Recusa definitiva; Hepatite por Medicamento: apto após a cura e avaliado clinicamente; Hepatite viral (A): após os 11 anos de idade, se trouxer o exame do diagnóstico da doença, será avaliado pelo médico da triagem.
FOTO: vivamelhoronline.com.br
FONTES: Hospital Tacchini, Secretaria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Sul e Hemocentro gaúcho
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves