Juiz do TJRS apresenta em Portugal experiência sobre Justiça Restaurativa

O Juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt participou da Conferência “A Justiça Restaurativa na Perspectiva das Vítimas: Experiências no Espaço Ibero-Americano”, realizada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, em Lisboa, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/3). O magistrado apresentou a experiência brasileira na temática. O evento teve a participação de outros países da América Latina e da Espanha. A conferência permitiu uma reflexão sobre a justiça restaurativa (JR), com foco nas experiências das vítimas de crime.

O magistrado, que é Juiz Auxiliar do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), na matéria JR e Coordenador do Cejusc temático sobre Justiça Restaurativa no judiciário gaúcho, apresentou dados e relatos de casos vivenciados por ele ao longo de mais de uma década trabalhando com a matéria.

Durante o encontro, o Juiz pontuou que já passou da fase de implantar e expandir essa política pública. “O momento atual é de analisar os resultados, exercitar a visão crítica sobre o que precisa ser melhorado e agir”, afirmou.

Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: TJRS