Uma turma de 17 agricultores de Garibaldi participou, nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/04), do Curso Profissionalizante em Viticultura para Jovens, promovido pela Emater/RS-Ascar. Neste primeiro módulo, as aulas acontecem no Centro de Treinamento de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp), para que o grupo possa se conhecer e se integrar.
Os próximos cinco módulos do curso, de um dia cada, serão realizados em propriedades dos jovens participantes. “Teremos 70% das aulas com desenvolvimento de práticas, onde os próprios alunos, após explanação e demonstração, irão treinar visando à capacitação efetiva”, explica o extensionista da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, que é um dos instrutores.
O curso vai abordar a fisiologia vegetal, escolha do local e preparo do solo, correção da acidez e fertilidade, plantio correto da muda, tipos de enxertias, construção de estruturas do vinhedo, condução e manejo das plantas, identificação e controle de pragas e doenças, irrigação e fertirrigação, manejo das plantas em ambiente protegido, colheita e vinificação. Os temas serão distribuídos de acordo com o desenvolvimento da cultura da videira.
Conforme Todeschini, a escolha dos jovens nos municípios foi feita pelos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, com auxílio de entidades parceiras, e se baseou em três fatores: serem jovens, terem a viticultura como uma das principais atividades da propriedade e apresentarem tendência para a sucessão rural.
Para o agricultor garibaldense Luiz Martinelli, o interesse é em melhorar as práticas na propriedade e conhecer novas tecnologias.
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Caxias do Sul
Foto: Divulgação Emater/RS-Ascar
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves