Neste ano, nove escolas de Bento Gonçalves participam do projeto coordenado pelo CIC-BG que aproxima estudantes do universo corporativo
Alunos do Ensino Médio de nove escolas de Bento Gonçalves iniciaram a edição 2025 do Programa Miniempresa Junior Achievement, promovido em parceria com a CIC-BG. O projeto é a oportunidade de os estudantes vivenciarem, na prática, o mercado de trabalho, a criação e a gestão de uma empresa, sob a orientação de profissionais voluntários que guiarão os jovens participantes durante as próximas 13 semanas.
O Programa Miniempresa tem como objetivo principal desenvolver competências empreendedoras, promovendo o trabalho em equipe e aproximando os jovens da realidade empresarial. São semanas intensas de estudo, insights e troca de ideias, em encontros que ocorrem no contraturno escolar, nas próprias escolas participantes. Durante o período de abril a junho de 2025, os estudantes terão contato com o mundo corporativo, por meio de lições que abrangem pesquisa de mercado, produção, precificação e até mesmo cálculo de lucro.
Este ano, serão nove escolas participantes: Mestre Santa Bárbara, Impulso, Cenecista, Sagrado Coração, Landell de Moura, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Marista Aparecida, Bom Retiro e Cecília Meireles. Para o presidente da CIC-BG, Carlos Lazzari, a edição de 2025 do Miniempresa é uma excelente oportunidade para a nova geração. “Esse projeto é um incentivo aos jovens adolescentes que estão concluindo o Ensino Médio nas nossas escolas. Eles poderão entender e compreender um pouco mais sobre a importância do empreendedorismo”, destaca. Angela Cavalet Peron, coordenadora do Miniempresa, enfatiza a crescente adesão em comparação à edição de 2024 do projeto, quando sete instituições de ensino participaram: “Este ano, serão nove escolas e mais de 170 alunos, que serão orientados por 36 profissionais em uma jornada de criatividade e força”, conclui.
Advisors desempenham papel crucial
Durante a realização do Miniempresa, os estudantes são organizados em grupos que simulam organizações reais. Cada grupo é orientado por profissionais voluntários, os chamados advisors. Estes, acompanham o desenvolvimento das atividades em quatro áreas: Produção, Marketing, Recursos Humanos e Finanças. Durante toda a jornada, os advisors atuam dividindo seus saberes aos jovens aprendizes e complementando o ensino que eles receberão no contraturno escolar. Para esta edição, o número de voluntários passou de 30: Beatriz Somacal; Laisa Fossa; Fernanda Darrigo; Isadora da Silveira; Daiane Tumelero; Eleliane Dalla Corte; Adriano Menegotto; Tatiana Medina, responsáveis pela área de Recursos Humanos; Natacha Bagnara; Wesley da Silva; Ricardo Fin; Hildegard Tres; Marcio Chiaramonte; Renato Bernardi; Vinicius Buffon; Pedro Galvagni e Silvana Rosatto, que orientarão a respeito de Produção; Suelen Salvati; Clei Oselame; Paula Parisotto; Camila Dall’Agnol; Denise Marques e Felipe de Vargas, responsáveis por ensinamentos de Marketing e, finalmente, Luciano do Rosário; Tiago Casagrande; Paulo Rusezyt; Márcio Migliavaca; Marco Fracalossi; Marijane Paese; Daniela Formentini; Carine Peccin e Ricardo Cargnin, a cargo de orientações quanto ao Financeiro.
Edição de 2024 levou alunos à final nacional
Em 2024, sete escolas – Visconde de Bom Retiro, Mestre Santa Bárbara, Sagrado Coração de Jesus, Instituto Federal Bento Gonçalves, Impulso Bento, Cecilia Meireles e Cenecista – mobilizaram cerca de 70 alunos para participarem do projeto. A empresa Sinta-se, criada pelos alunos do campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, chegou à final nacional com seu negócio de pomadas naturais, após ser uma das três selecionadas para representar o Rio Grande no Sul na seletiva. Na região, a Sinta-se havia sido premiada durante a formatura regional do programa, quando foi destaque em Gestão de Finanças. Na mesma ocasião, a empresa Salute, da Escola Impulso Bento, foi eleita como Miniempresa Inovadora.
O Miniempresa JA é promovido mundialmente pela organização Junior Achievement, entidade sem fins lucrativos de educação empreendedora.
Fonte: Exata Comunicação
Fotos: divulgação
Dom José Gislon – Viver a Semana Santa como “Peregrinos de Esperança”
Doações para a coleta da CF impulsionam trabalho de recuperação de dependentes químicos, na Patna em Caxias do Sul
Hospedagem Solidária recebeu R$ 10 mil da CF: recursos apoiam o cuidado com pessoas em situação de rua em Caxias