Jovem agricultor de Bento Gonçalves é aprovado para o curso de Medicina em 18 universidades

No total foram 18 aprovações, sendo 13 em vestibulares de universidades privadas e outras cinco aprovações em processos seletivos de instituições federais, entre elas a UFSC, UFRGS e a USP, eleita a melhor Universidade do Brasil, em 2022

Realizar um sonho, por mais que seja difícil, deve nos estimular ainda mais a lutar pelo nosso objetivo. É com este sentimento que o jovem agricultor Gabriel Ficagna Zaccaron, de 20 anos, morador de São Valentim, interior de Bento Gonçalves, embarcou na manhã desta quarta-feira, dia 8, para São Paulo, para concretizar aquilo que planejou desde pequeno, ser médico.

O jovem estudante, filho dos agricultores e produtores de uva, Pedro e Inês Ficagna Zaccaron, passou em vestibulares de 18 universidades, sendo cinco delas públicas e decidiu seguir a formação na Universidade de São Paulo (USP), eleita em 2022 a melhor universidade do Brasil, segundo ranking da revista britânica Times Higher Education, e no curso mais disputado entre todos, o de Medicina.

Desde pequeno Gabriel Zaccaron, pensava em ser médico, mas de tanto ouvir falar de que era uma profissão difícil, que era o curso mais disputado, foi desistindo. Tudo isso, porque na escola era considerado um aluno com notas medianas, que o fazia pensar em outra profissão. Porém, em 2016, isso tudo mudou. Uma professora do Ensino Fundamental o fez assistir ao filme “Mãos Talentosas: a História de Ben Carson”, que conta a trajetória de um dos maiores cirurgiões do mundo. Assim como Zaccaron, o médico também não tinha notas boas quando era criança. A professora o incentivou a estudar e se esforçar ainda mais.

– Eu assisti (o filme) e pensei, eu posso começar a me esforçar mais pra mudar e quem sabe um dia me tornar um médico, passar em um vestibular. Aquele filme, eu olhei e pensei, gente eu posso, eu consigo – afirmou Gabriel.

A história do jovem estudante começou a mudar em 2017. Foi aprovado no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Bento Gonçalves e fez o curso de técnico em Viticultura e Enologia. Sempre focado e dedicado, fez estágio de pesquisa em microbiologia.

Gabriel disse que desde o primeiro ano do Ensino Médio, no IFRS, começou a prestar vestibulares como “treineiro”, para se ambientar ao processo das universidades. Em 2019, com a pandemia do coronavírus, vendo que o papel dos médicos era fundamental para a cura das pessoas, passou a se dedicar ainda mais na realização do sonho.  No final do terceiro ano começou a prestar vestibulares para testar sua preparação para as provas, porém os resultados não foram os esperados – eu fiz uns três vestibulares, em universidades particulares, para testar, e fui ruim em todas, fui terrível – afirmo rindo à reportagem da Rádio Difusora.

Focado ainda mais, em 2021 fez curso pré-vestibular, voltando aos vestibulares, onde foi aprovado no processo seletivo de inverno em uma universidade privada da região. No mesmo ano Gabriel realizou os primeiros vestibulares em instituições federais. Os resultados dos processos seletivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ainda não foram os desejados, porém mantiveram o jovem com o sentimento de que estava mais perto do seu objetivo

– Eu pensei, vou tentar! Tentei e não consegui passar naquele ano, porém olhei meus resultados e pensei, não está tão ruim, eu posso conseguir mais. Nas duas universidades eu tive minhas redações corrigidas, o que é bem difícil nesses lugares.

Após mais um ano de preparação o jovem começou a colher os primeiros resultados, em 2022, foi aprovado em algumas universidades privadas do RS e de SC. Já em janeiro de 2023 o primeiro “choque”: Gabriel recebeu o resultado do vestibular da UFSC, com a tão sonhada aprovação – eu olhei para aquilo e disse, gente tá errado isso aqui, não acreditei, mas eu tinha passado – O melhor ainda estava por vir.

– Eu fui me matricular na UFSC, pela internet, e no meio da matrícula eu tinha prova da UFRGS que era a meu foco principal naquele momento. Fiz a prova e depois que voltei pra casa encaminhei os documentos da matrícula da UFSC, porém, para minha surpresa, passei também na UFRGS – conta o jovem.

Como era sua prioridade Gabriel focou então no encaminhamento da documentação para a matrícula na UFRGS, porém a maratona de vestibulares continuava, entre eles o processo seletivo da Universidade de São Paulo (USP) a mais disputada entre todas as universidades do país. Outras aprovações  ocorreram em universidades privadas e estaduais, nesse período, até que em fevereiro o até então impensável para Gabriel aconteceu.

– Eu abri e vi meu nome na lista (da USP), eu disse, meu Deus, sem acreditar, e comecei a sorrir sem parar. Daí eles enviaram uma mensagem informando que eu havia sido aprovado, e eu gritei Gente, como assim? – contou o jovem emocionado.

Como não podia ser diferente, apesar do medo do desconhecido o jovem Gabriel Zacaron, fez sua escolha pela USP, e embarcou na manhã desta quarta-feira, para a capital do estado de São Paulo, com um misto de “ansiedade e medo”, como definiu o jovem. Dotado de uma inteligência surpreendente, depois de muito esforço e dedicação, Gabriel Zaccaron, hoje é um orgulho para seus pais, para sua comunidade e para Bento Gonçalves.

A mãe de Gabriel, Inês Ficagna Zacaron, também falou a reportagem – A emoção é grande né, ver ele chegar nessa posição, que a gente torce por eles. Eu sempre digo, nunca desista, continue, esse mundo é pra vocês. O coração está a mil por hora mas sabia que um dia iria acontecer, ele queria uma federal e eu disse vai! O que é teu está reservado, vai ser difícil pra ele e para nós também, mas é um sonho dele e eu não posso tirar esse sonho – afirmou emocionada a mãe, que ainda acrescentou uma mensagem ao filho. – Boa sorte, estou contigo, tu estarás longe, mas ao mesmo tempo estaremos juntos – finalizou a Inês.

No total foram 18 aprovações, sendo 13 em vestibulares de universidades privadas e outras cinco aprovações em processos seletivos de instituições federais, entre elas a UFSC, UFRGS e a USP. A Rádio Difusora divulga esta história para mostrar um verdadeiro exemplo de que é possível conquistar, basta acreditar e lutar pelos seus objetivos, não importando qual seja a dificuldade.

Parabéns Gabriel!

A Rádio Difusora, em nome do seu diretor Volnei Pertile e de seus colaboradores, o parabeniza pelo esforço e dedicação, e deseja boa sorte nesta nova jornada. Que esse exemplo possa motivar cada vez mais pessoas a acreditarem no seus sonhos.

Central de Jornalismo Difusora

 

 

 

error: Conteúdo Protegido