Jornada Gaúcha de Enfermagem de Urgência e Emergência ocorre em Bento

Nesta terça-feira (19), ocorre em Bento Gonçalves a I Jornada Gaúcha de Enfermagem de Urgência e Emergência. A atividade é realizada na Fundação Casa das Artes. O evento segue até às 17h. A ação é realizada em parceria com o Conselho de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

A conselheira do COREN-RS e membro da Comissão Nacional de Urgência do COFEN Rosane Mortari comentou sobre a realização do evento no município. “O SAMU de Bento foi o primeiro que implantou o suporte intermediário de vida, e isso é muito importante para a enfermagem, que sabemos que tem uma atuação especial no município. É primordial reunir as pessoas do nosso Estado para discutir esse tema tão importante dentro da rede de atenção a saúde. É motivo de alegria criar esse espaço de debate e escuta”.

Para a Presidente do COFEN Betânia Santos “nós só temos a agradecer a oportunidade de trazer a nossa equipe para esse grande evento. O objetivo é discutir temas da urgência e emergência para atualizar os profissionais de enfermagem e capacitar também os estudantes. Temos a honra e satisfação de estar aqui promovendo essa jornada”.

A Coordenadora do Samu Melissa Bonato destacou que “é muito gratificante vermos essa lotação máxima. Tivemos mais de 700 inscritos em menos de 48 horas. Nessa jornada vamos trabalhar muito a questão de urgência e emergência, desde o início dos serviços, até o avanço que estamos tendo atualmente, como, por exemplo, a implementação do suporte intermediário de vida, que é o tema de uma palestra”.

O secretário de Saúde Gilberto Junior também ressaltou sobre a importância do evento ser realizado no município. “Esse seminário é muito importante para a qualificação dos nossos profissionais, porque sabemos que todos os minutos são importantes quando se trata de Samu. Hoje recebemos alunos, profissionais e pessoas de outros municípios”.

Ainda conforme o Secretário “Bento vem a cada ano se destacando nessa área. Hoje nós temos ambulância intermediária e avançada, contempladas e cadastradas no Ministério da Saúde. No ano passado também habilitamos duas motolâncias, que conferem velocidade aos atendimentos”.

Confira a programação completa

8h- Credenciamento
8h30- Abertura
9h- A evolução da enfermagem no APH Brasileiro
9h30- As novas normatizações do Cofen para a Enfermagem da Urgência e Emergência
10h- Suporte Intermediário da Vida no APH
10h30- Intervalo
10h45- Terapias elétricas e interpretação do ECG
12h- intervalo do almoço
Tarde
13h45- Atendimento em saúde mental no Pré-Hospitalar: equipe segura e paciente seguro
14h15- Atuação do Cofen na Gestão e Resposta aos Desastres de Emergências de Saúde Pública
15h- Espaço para perguntas
15h30- Ressignificando as perdas que cuidamos: cuidado com os cuidadores
17h- Encerramento das atividades

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco

PG

error: Conteúdo Protegido