Pelo game de terror O Incidente no Bloco 71, criado na UCS e que já registrou 39,5 mil downloads, Bruno Paese Pressanto conquistou duas das cinco premiações a que concorria, no âmbito dos jogos de estudantes: Melhor Narrativa e Melhor Arte. Concurso é um dos mais tradicionais na produção nacional de jogos digitais
O egresso do curso de graduação em Criação Digital da UCS Bruno Paese Pressanto foi duplamente vitorioso no 21º Festival de Jogos do SBGames 2022, maior concurso acadêmico da América Latina na área de jogos e entretenimento digital, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação entre 24 a 28 de outubro. O jogo de terror independente O Incidente no Bloco 71, desenvolvido como seu Trabalho de Conclusão de Curso, foi premiado em duas das cinco categorias em que concorreu: Melhor Narrativa e Melhor Arte, no âmbito dos jogos de estudantes.
O Bloco 71, cenário escolhido para o game que já registrou 39,5 mil downloads desde o lançamento, em 2021, sedia os cursos de Criação Digital e Jogos Digitais da Universidade, concentrando os laboratórios de informática.
A história fictícia, criada para o jogo, se passa entre os anos de 1997 e 1998, a partir de uma suposta interdição do Bloco 71, após indícios de vazamento de gás. “Contudo, durante esse período, foram evidenciadas, em diversas ocasiões, atividades suspeitas vindas de dentro do edifício. Um funcionário, cuja identidade não foi revelada, decidiu investigar e gravar a origem dessas perturbações. O homem acabou sendo considerado como desaparecido pela polícia, mas partes da gravação estão sendo liberadas ao público”, traz a sinopse.
Clique para saber mais sobre o game.
E acesse o vídeo de apresentação.
Qualificado para a Indústria Criativa
Hoje desenvolvedor de jogos autônomo, Bruno considera que as premiações representam uma ótima conclusão de sua vida acadêmica na graduação, além da competência do curso de Criação Digital em formar profissionais qualificados para a indústria criativa. A escolha pela graduação, conforme conta, uniu seu apreço pela programação e pela arte. “A partir da metade do curso, comecei a desenvolver jogos e, já que eu sempre gostei do gênero, decidi criar um jogo de terror como parte do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Mesmo dando o meu máximo durante todo o processo de desenvolvimento de O Incidente no Bloco 71, eu imaginava que poucas pessoas acabariam jogando. Por isso, a surpresa foi enorme ao ver, já no dia seguinte ao lançamento, milhares de pessoas jogando e elogiando a minha produção”, descreve.
Além das conquistas no Festival de Jogos da SBGames, Bruno transformou parte do TCC em artigo curto, também submetido ao evento e premiado como Melhor Artigo na categoria Arte e Design. “Eu acredito que o planejamento e o esforço foram fundamentais para o sucesso do jogo e do TCC como um todo, mas também reconheço a importância do curso de Criação Digital e, em especial, dos professores da UCS no resultado final”, avalia.
Orientador de Bruno no TCC, o coordenador dos cursos de Criação Digital e de Jogos Digitais da UCS, professor Marcelo Fardo, acrescenta que o trabalho foi focado em como desenvolver uma experiência de terror com baixo custo de produção. “A investigação sinalizou como desenvolvedores independentes de jogos podem ser capazes de criar boas experiências a partir de algumas limitações técnicas, financeiras e de tempo. O resultado disso foi O Incidente no Bloco 71, desenvolvido por Bruno em aproximadamente três meses de trabalho, e que obteve um alcance muito expressivo e totalmente orgânico. Muitos Youtubers famosos, com milhões de seguidores e de vários países do mundo, jogaram o game, e os retornos e comentários são sempre positivos! É isso que desejamos para os egressos dos cursos de Jogos Digitais e de Criação Digital, que sejam criadores de experiências e conteúdos digitais de qualidade e relevância”, espera.
Imagens: Cenários do jogo/Divulgação
Fonte: ACOM|Assessoria de Comunicação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor