Jogo desenvolvido como TCC do curso de Criação Digital da UCS é finalista do SBGames 2023

Cursory Affair, de autoria do egresso Bruno Silva Santos, foi indicado para concorrer à premiação na categoria Melhor Narrativa em Jogo de Estudante. Game já está disponível para download gratuito na plataforma itch.io

O jogo Cursory Affair, desenvolvido pelo egresso do curso de Criação Digital da Universidade de Caxias do Sul Bruno Silva Santos como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é finalista do Festival de Jogos do SBGames. Em sua 22ª edição, de 6 a 9 de novembro, o concurso é considerado o mais tradicional da produção nacional de jogos digitais.

Indicado na categoria Melhor Narrativa em Jogo de Estudante, Cursory Affair é um jogo narrativo de detetive, inspirado em contos da escritora Agatha Christie e em outras histórias do gênero, que leva o jogador a desvendar um mistério de assassinato a bordo de um trem. As ações são orientadas na modalidade point and click, ou seja, o jogador usa primariamente o mouse apontando e clicando para mover-se pelos vagões do trem, conversar com os suspeitos e encontrar pistas.

O jogo já foi lançado gratuitamente na plataforma itch.io e pode ser baixado a partir deste link. Confira o trailer no YouTube.

Graduado em julho deste ano, o autor do game valoriza o embasamento teórico e prático acessado durante a formação na UCS. “O curso, com certeza, foi fundamental na produção. Ao longo do processo de desenvolvimento tive que executar diversos tipos de tarefas que foram vistas ao longo do meu Plano de Ensino, desde a programação do jogo em si até a edição de áudio e vídeo”, considera Bruno. O coordenador da graduação em Criação Digital da UCS, professor Marcelo Luis Fardo, orientador do TCC que deu origem ao produto, complementa: “um projeto desses é fruto de um trabalho interdisciplinar que envolve programação, arte, interfaces, áudio, entre outras áreas que o curso contempla dentro da Indústria Criativa”.

Durante a exibição presencial no SBGames, que neste ano ocorre na cidade gaúcha de Rio Grande, os desenvolvedores poderão expor seus jogos à comunidade, interagir com o público e receber feedbacks. As atividades virtuais do evento também permitirão ao público conhecer e jogar as produções finalistas. Saiba mais sobre o Festival de Jogos.

Cursory Affair

Desenvolvido em cerca de dois meses, o game de aventura Cursory Affair tem interface simples e fácil e propõe ao jogador ajudar Rupert Knowles, maior detetive do mundo, em seu caso mais intrigante: um passageiro assassinado, encontrado sob circunstâncias misteriosas, a bordo de um trem.

A trama desenvolvida por Bruno Silva Santos é curta e e inspirada nas histórias de Agatha Christie, no personagem Sherlock Holmes e em diversos filmes do subgênero whodunit (who [has] done it), em que as ficções começam a partir de um crime, frequentemente de assassinato, cuja resolução é demandada a um detetive. “Fiz a escrita da narrativa e a programação do projeto. A amiga Sara Frizzo, também aluna do curso, produziu a arte do jogo. Foram realizadas sessões de playtest do projeto em seu estágio inicial pelo UCS Lab Q.A., para que erros pudessem ser identificados e corrigidos antes do lançamento”, conta Santos.

Voltado para fãs de tramas com reviravoltas, e feito para ser jogado em uma sessão, o game proporciona uma experiência que dura entre 40 e 60 minutos.

Tradição de Reconhecimentos

É o segundo ano consecutivo em que trabalhos desenvolvidos no âmbito do curso de Criação Digital são finalistas do Festival de Jogos do SBGames. Em 2022, o egresso Bruno Paese Pressanto foi duplamente premiado no âmbito dos jogos de estudantes, nas categorias Melhor Narrativa e Melhor Arte, com o jogo Incidente no Bloco 71. Neste ano, o mesmo game foi finalista no BIG Festival. Neste mês de outubro, Pressanto lançou o novo jogo The Windows Are Gone, disponibilizado nas plataformas digitais Steam e Itch.io.

O coordenador dos cursos de Criação Digital e Jogos Digitais, também à frente do Laboratório de Garantia da Qualidade para Jogos Digitais (UCS Lab Q.A.), professor Marcelo Luis Fardo, valoriza os profissionais que passaram pelo curso ao qual agregam a partir de suas conquistas. “Os reconhecimentos relacionam-se ao talento e à criatividade dos autores no processo de construção das narrativas e de outros aspectos dos jogos”, avalia. “Os dois foram meus orientandos e quiseram desenvolver jogos como projeto final do curso. Por apresentarem níveis elevados de qualidade, incentivei que submetessem as produções ao Festival de Jogos. Foram escolhidos porque refletem a dedicação e a atenção dos estudantes, sempre pensando em produzir uma boa experiência digital. Isso está no perfil do egresso do curso: são criadores de conteúdos e experiências digitais”, conta Fardo. Ele também atribui o sucesso à vivência dos estudantes durante os semestres, ao contato com colegas e professores e à infraestrutura da Universidade. “O UCS Lab Q.A. ajuda a elevar a qualidade do produto e torná-lo compatível com premiações em eventos como o Festival de Jogos do SBGames”, considera.

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