Começa nesta quinta-feira, dia 5 de março, o prazo para os vereadores que vão concorrer à reeleição ou disputar a prefeitura de sua cidade mudarem de partido sem punição. É a janela partidária, que vai até o dia 3 de abril, seis meses antes das eleições de outubro. O prazo está previsto no calendário eleitoral.
A janela partidária existe desde 2016 e fica aberta por 30 dias, sempre em ano eleitoral. A medida serve para evitar o troca-troca de partidos. Ela foi criada após a instituição da fidelidade partidária, em 2007, que pune o político com a perda de mandato em caso de troca injustificada de legenda. É que a legislação entende que o mandato pertence ao partido e não ao político.
E para as eleições municipais deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê outras datas para agora. Nesta quarta-feira (4), acaba o prazo para os partidos que terão candidatos em outubro estarem com registro aprovado no TSE.
Já em junho, será divulgado o valor corrigido do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. Estão previstos R$ 2 bilhões para esse fundo.
Em julho começam as eleições internas. E será preciso correr porque no dia 15 de agosto termina o prazo para registro das candidaturas. No dia 16 tem início a propaganda eleitoral nas ruas e na internet.
Lembrando que o primeiro turno das eleições municipais ocorre no dia 4 de outubro e, o segundo, no dia 25 do mesmo mês, mas só para as localidades com mais de 200 mil habitantes.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora/TSE
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro