A janela partidária é o período de um mês em que vereadores podem trocar de partido sem perderem o mandato. Este ano, o prazo, que iniciou em 7 de março, encerra no dia 5 de abril.
No Poder Legislativo de Bento Gonçalves, as bancadas do PSDB, Progressistas e MDB sofreram mudanças, e o PL passou a ter uma cadeira.
O vereador Idasir dos Santos migrou do MDB para o PSDB, e o vereador José Gava migrou do PDT, também para o PSDB. O vereador Rafael Pasqualotto, também presidente da Casa, deixou o partido Progressistas e migrou para o PL. O vereador Paulo Roberto Cavalli “Paco”, migrou do PRD para o Republicanos, e o vereador Rafael Fantin “Dentinho”, migrou do PSD para o NOVO.
Na manhã de quarta-feira (3), o vereador Valdemir Marini (PP) informou o gabinete da presidência, por meio de ofício, que renuncia ao cargo. Com sua saída da Câmara, assume o vereador Anderson Zanella (PP).
Nesse período também encerram-se as desincompatibilizações para agentes políticos que desejam concorrer a um cargo eletivo. Os vereadores que estavam licenciados para ocuparem cargos de Secretários Municipais têm prazo até o dia 5 deste mês para retornarem à Casa Legislativa.
Já oficializaram o retorno ao Poder Legislativo os vereadores Henrique Nuncio (PSDB), Volnei Christofoli (PP) e Eduardo Viríssimo (PP).
Obs: informações atualizadas em 05/04/2024 às 15h14
Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves