Ao terminar um ano e iniciar outro é comum as pessoas traçarem novos projetos, ter novas expectativas e estabelecerem metas e sonhos em suas vidas. É um momento de reflexão, onde se inicia um novo ciclo e, como em uma “folha em branco” as pessoas podem ser inspiradas a escreverem uma nova história em suas vidas.
Em Garibaldi, a Campanha Janeiro Branco tem o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, convidando as pessoas a refletirem sobre a Saúde Mental e incentivando a autorreflexão sobre a própria vida, seus sentidos e propósitos com mais responsabilidade consigo mesmo e com os outros.
Há um consenso que a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física, na verdade ambas estão profundamente atreladas. O nosso organismo pode ser observado por uma perspectiva biológica ou psicológica, mas isso não significa que estes aspectos estão separados. O fato é que as pessoas estão adoecendo emocionalmente em quantidade e ritmo preocupantes.
A Campanha Janeiro Branco apresenta um papel relevante ao colocar a Saúde Mental em evidência, onde a depressão, ansiedade e outros transtornos emocionais possam ser discutidos, prevenidos e devidamente tratados, buscando maior qualidade de vida para a população.
Considerando a Pandemia COVID-19 que afetou emocionalmente grande parte da população por conta do isolamento e distanciamento social, torna-se fundamental uma atenção maior à Saúde Mental de todos.
Onde procurar ajuda:
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são consideradas portas de entrada do Sistema Único de Saúde. Assim, o usuário em sofrimento mental deve procurar ou ser encaminhado para uma UBS. Pode também procurar diretamente o Serviço de Saúde Mental – UBS Central, que representa o cuidado especializado com equipe multidisciplinar capacitada para acolher a demanda de Saúde Mental, realizando orientações e fazendo os encaminhamentos que forem necessários.
Porém, se estiver em crise, o usuário pode ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), pelos Bombeiros Voluntários ou ainda procurar o serviço de Pronto Atendimento Médico – PAM.
Serviço de Saúde Mental: 3462-8154
PAM 24hs: 3462-8142
SAMU: 192
Bombeiros: 193
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garibaldi
Foto: Divulgação
9ª Feira do Livro Infantil Sesc encanta público de 600 pessoas nos bairros de Bento Gonçalves
Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Bento Gonçalves
Plantio de videiras oriundas da Itália marca celebração dos 150 anos da imigração na Via Del Vino